Notícias | Dia a dia
Federer inicia sua 310ª semana na liderança da ATP
18/06/2018 às 07h40

Federer assume a ponta pela 3ª vez no ano

Foto: Divulgação

Miami (EUA) - Campeão do ATP 250 de Stuttgart no último domingo, seu 98º título da carreira e o 18º sobre a grama, o suíço Roger Federer voltou à liderança do ranking nesta segunda-feira, deixou para trás mais uma vez o espanhol Rafael Nadal e vai para a 310ª semana como número 1 do mundo.

Em seis meses de temporada, a ponta da ATP já mudou de mãos cinco vezes, algo que não acontecia desde 2003. O recorde de mudanças ocorreu em 1983, quando foram 10 a trocada do primeiro colocado no ranking, alterando entre John McEnroe, Jimmy Connors e Ivan Lendl.

Só que o retorno de Federer ao número 1 pode estar com os dias contados, já que nesta semana ele defende o título no ATP 500 de Halle e como leva apenas 150 pontos de frente em relação a Nadal, precisa do título para seguir na dianteira, não adiantando nem mesmo o vice.

Neste ano, o tenista da Basileia soma agora oito semanas na liderança. Foram seis logo após a conquista do título do ATP 500 de Roterdã, mais uma quando o espanhol não conseguiu defender o título no Masters 1000 de Madri e agora mais uma com sua primeira conquista em Stuttgart.

Do outro lado, o espanhol já ficou 17 semanas como o primeiro do mundo. Nadal largou na temporada na ponta da ATP e por lá ficou durante sete semanas, ele recuperou sua colocação quando o rival suíço não defendeu o título no Masters 1000 de Miami e ficou mais seis semanas no topo.

A última dos períodos do canhoto de Mallorca como número 1 veio após ele se sagrar campeão do Masters 1000 de Roma, ficando mais quatro semanas como líder da lista da ATP. Nadal pode voltar a superar Federer não apenas em Halle, mas também em Wimbledon, onde o suíço defende 2 mil pontos do título e ele apenas 180 das oitavas.

Comentários
Loja - livros
Mundo Tênis