Notícias | Dia a dia
Federer leva Stuttgart e fica a dois títulos do 100º
17/06/2018 às 09h42

Federer venceu seu 18º torneio de grama

Foto: Divulgação

Stuttgart (Alemanha) - A semana do suíço Roger Federer foi fechada com chave de outro. De volta ao circuito após quase três meses de ausência, ele não apenas garantiu o retorno ao número 1, mas também saiu do ATP 250 de Stuttgart com o título, vencendo o canadense Milos Raonic na final deste domingo em sets diretos, com parciais de 6/4 e 7/6 (7-3), em 1h18 de confronto.

Esta foi a 98ª conquista do tenista da Basileia, a 18ª sobre a grama. Ele pode se tornar o segundo da Era Aberta a alcançar em Wimbledon a marca dos 100 títulos, algo que até então apenas o norte-americano Jimmy Connors conseguiu.

A campanha na grama alemã levou Federer novamente à liderança do ranking, garantindo sua 310ª semana ponta, o que amplia o recorde que já é seu. Na próxima semana ele joga o ATP 500 de Halle, onde terá que defender o título para seguir na liderança. Contudo, mesmo que perca a ponta ele será o cabeça de chave 1 no All England Club graças ao ranking da grama.

Federer não começou tão afiado e logo em seu primeiro game de serviço teve um pouco de trabalho, encarou duas igualdades antes de confirmar, porém sem enfrentar um break-point contra. Depois de passar um leve aperto, ele conseguiu encaixar as devoluções e se tornou o primeiro jogador no torneio a bater o saque de Raonic, que vencera os 43 games de serviço anteriores.

Em seguida foi a vez do canadense ter suas chances, mas o tenista da Basileia se salvou mesmo saindo de um 15-40, evitou o duplo break que teve contra si e se manteve à frente. Depois disso os saques de Federer não foram mais ameaçados, ele cedeu apenas um ponto a Raonic e rumou para abrir 1 a 0 na decisão.

O segundo set foi de domínio dos sacadores, com ambos prevalecendo nos serviços do começo ao fim. Sem uma chance sequer de quebra para qualquer um dos lados, a definição foi para o tiebreak, no qual Raonic se manteve firme até sacar em 4-3, quando cometeu uma de suas três duplas faltas e depois errou um saque e voleio para deixar Federer sacar tranquilo em 6-3 e fechar o jogo.

Comentários
Loja - livros
Mundo Tênis