Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Makarova e Vesnina vão dividir o número 1 de duplas
07/06/2018 às 14h49

Curiosamente, Vesnina e Makarova não jogaram juntas em Roland Garros

Foto: Divulgação

Paris (França) - O ranking feminino de duplas terá novas líderes a partir da próxima semana. As russas Ekaterina Makarova e Elena Vesnina vão dividir o primeiro lugar na segunda-feira. Desde 2000, quando Anna Kournikova perdeu a posição, nenhuma outra jogadora russa havia sido número 1 de duplas.

Esta será a 13ª vez que a liderança será compartilhada entre duas jogadoras. Além disso, com as chegadas simultâneas de Makarova e Vesnina à primeira colocação, sobe para 38 o número de mulheres que já ocuparam a posição de honra.

Makarova e Vesnina já conquistaram doze títulos de duplas juntas, sendo que o último veio no mês passado, em Madri. As russas já alcançaram sete finais de Grand Slam e foram campeãs de Roland Garros em 2013, US Open em 2014 e Wimbledon no ano passado. Também obtiveram a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, ano em que também foram campeãs do WTA Finals, em Cingapura.

A então número 1 Latisha Chan começou Roland Garros com 8.245 pontos, apenas cinco a mais que Makarova e Vesnina. Mas a taiwanesa de 28 anos tinha 780 a defender, referentes a uma semifinal alcançada no ano passado e caiu ainda na segunda rodada em 2018, ao lado da norte-americana Bethanie Mattek-Sands. A húngara Timea Babos também poderia ser número 1 caso fosse finalista em Paris, mas caiu nas quartas junto da francesa Kristina Mladenovic.

Curiosamente, as russas não jogaram juntas em Roland Garros. Como Makarova ficou doente pouco antes do WTA Premier de Roma e sequer pôde jogar no saibro italiano, entre os dias 14 e 20 de maio, e poderia não jogar em Paris, Vesnina preferiu formalizar sua inscrição no Grand Slam francês com a número 5 do mundo Jelena Ostapenko. A canhota de 29 anos conseguiu se recuperar a tempo e jogou ao lado da jovem compatriota Anna Kalinskaya.

O que poderia causar uma diferença na contagem de pontos entre as tradicionais parceiras acabou não acontecendo. Vesnina e Ostapenko perderam na primeira rodada para a romena Sorana Cirstea e a espanhola Sara Sorribes por 1/6, 6/3 e 6/4. Já Makarova e Kalinskaya foram superadas pelas norte-americanas Vania King e Jennifer Brady por 6/3 e 6/4 também na primeira fase.

Comentários