Notícias | Dia a dia
Djokovic avança e faz sua melhor campanha no ano
17/05/2018 às 16h15

Djokovic chega às quartas de um torneio pela primeira vez em 2018

Foto: Divulgação

Roma (Itália) - Pela primeira vez na temporada, Novak Djokovic chega às quartas de final de um torneio. Em seu terceiro compromisso no Masters 1000 de Roma, o sérvio marcou mais uma vitória em sets diretos e despachou o canhoto espanhol Albert Ramos, 41º do ranking, por 6/1 e 7/5 em apenas 1h28 de partida. Esta foi sexta vez que Djokovic enfrentou Ramos, para quem nunca perdeu um set sequer.

A vitória desta quinta-feira foi apenas a nona na temporada de Djokovic, que sofreu seis derrotas em 2018. O Masters italiano é apenas o segundo torneio em que o sérvio consegue vencer três jogos seguidos. Em janeiro, o ex-número 1 passou por três rodadas no Australian Open, campanha suficiente para levá-lo apenas às oitavas.

Dono de quatro títulos em Roma e finalista no ano passado, Djokovic aparece atualmente no 18º lugar do ranking e precisa de uma boa campanha para não sofrer uma queda brusca no ranking que o prejudique na lista de cabeças de chave em Roland Garros. O jogador de 30 anos tem 600 pontos a defender na semana e já garantiu 180 com a campanha atual.

Depois de chegar às quartas de final em um torneio pela primeira vez desde Wimbledon no ano passado, Djokovic tenta alcançar sua primeira semi desde o vice-campeonato na capital italiana em 2017. Seu adversário nas quartas será o japonês Kei Nishikori, que derrotou o alemão Philipp Kohlschreiber por 6/1 e 6/2. O sérvio lidera o histórico contra Nishikori por 12 a 2, com direito a uma recente vitória em Madri na semana passada.

Djokovic ratificou sua superioridade desde os primeiros games. O sérvio tinha o domínio das ações do fundo de quadra, controlava praticamente todos os pontos e oferecia poucas chances ao adversário. Ao fim do set inicial, o ex-líder do ranking havia feito doze winners contra apenas três de Ramos e pressionado o saque do espanhol para vencer dez pontos em dezessete possíveis e conquistar duas quebras.

A consistente partida do sérvio continuava no segundo set. Ainda que Ramos tenha melhorado seu desempenho no saque, Djokovic conseguiu pressionar o espanhol em dois games diferentes, aproveitando uma dessas chances. O sérvio chegou ao momento de sacar para o jogo sem ter enfrentado break points na parcial e com apenas cinco pontos perdidos nos games de serviço, mas permitiu que o espanhol devolvesse a quebra. Ramos tentou ser mais agressivo, mas não teve sucesso e voltou a perder o saque quando o placar estava empatado por 5/5, oferecendo a Djokovic mais uma chance de definir a partida em seu serviço. Desta vez, o sérvio não desperdiçou sua oportunidade e comemorou a terceira vitória seguida.

Comentários
Loja - livros
Mundo Tênis