Notícias | Dia a dia
Kasatkina derruba Muguruza nas oitavas em Madri
09/05/2018 às 17h42

Kasatkina marcou sua sexta vitória contra top 10 na temporada

Foto: Divulgação

Madri (Espanha) - Aos poucos, Daria Kasatkina vem retomando a sequência de bons resultados do primeiro trimestre. Depois de ser eliminada na estreia de três de seus últimos quatro torneios, a jovem russa de 21 anos reencontra o bom tênis em Madri e garantiu lugar nas quartas de final ao derrotar a número 3 do mundo Garbiñe Muguruza por 6/2, 4/6 e 6/3 em 2h28 de partida.

A vitória desta quarta-feira foi a 11ª que Kasatkina conquistou contra uma top 10. Só este ano, já foram seis vitórias diante de adversárias nas dez primeiras posições. Além disso, a russa já marcou quatro vitórias contra top 5 na temporada, sendo duas contra a própria Muguruza e outras duas diante de Caroline Wozniacki.

Classificada para as quartas de final de um torneio pela quinta vez no ano, Kasatkina tenta alcançar sua quarta semifinal em 2018. Atual 15ª do ranking, a jovem russa terá um duelo inédito no circuito diante da número 10 do mundo Petra Kvitova, que já venceu três títulos na atual temporada.

Tal como já havia acontecido na última terça-feira, quando venceu a croata Donna Vekic em três sets, Muguruza começou a partida com dificuldades no saque. A espanhola venceu apenas doze dos 26 pontos jogados em seus games de serviço no set inicial, enfrentou cinco break points e e permitiu duas quebras à jovem russa. Além disso, a ex-número 1 fez apenas seis winners e cometeu vinte erros não-forçados no set inicial.

Muguruza já melhorava seu desempenho no saque, mas seguia errando demais, muito por conta das já características variações de altura e velocidade impostas por Kasatkina. A jovem russa tinha o controle das ações do fundo de quadra e dificultava muito o ritmo da espanhola para vencer quatro games seguidos e liderar por 4/2. Faltava, entretanto, uma bola de definição para Kasatkina. A passividade da russa, que esperava por erros da anfitriã, custou a perda da vantagem e a reação de Muguruza no fim do segundo set.

Primeira a quebrar no último set, Kasatkina chegou a liderar por 4/1 com apenas quatro pontos perdidos no saque. Muguruza ficou em situação muito delicada no sexto game, que durou vinte minutos e teve 28 pontos disputados. A espanhola enfrentou oito break points, mas sacou muito bem quando foi ameaçada e foi para as linhas no momento de definir os pontos para confirmar o serviço. A jogadora da casa aproveitaria o embalo para devolver a quebra no game seguinte, mas voltaria a perder o saque na sequência.

Quando Kasatkina sacou para o jogo, Muguruza perdeu um break point ao errar uma devolução de segundo serviço e a eliminação da espanhola foi selada dois pontos mais tarde. Ainda que Muguruza tenha liderado a estatística de winners por 32 a 20, a espanhola terminou o jogo com 64 erros não-forçados, contra 36 da jovem russa.

Comentários
Loja - livros
Mundo Tênis