Notícias | Dia a dia
Halep dá susto, mas vence e já está nas quartas
25/04/2018 às 18h06

Romena precisou de atendimento para o quadril durante a estreia em Stuttgart

Foto: Divulgação

Stuttgart (Alemanha) - Depois de estar em situação delicada na partida, Simona Halep marcou sua primeira vitória no WTA Premier de Stuttgart. A número 1 do mundo sentiu um incômodo no quadril ainda na primeira parcial e esteve perdendo por um set e uma quebra, mas conseguiu a virada diante da eslovaca Magdalena Rybarikova, 18ª do ranking, por 4/6, 6/2 e 6/3 em 1h53.

Com a difícil vitória desta quarta-feira, Halep é a primeira jogadora garantida nas quartas de final do forte torneio alemão disputado em estádio coberto e quadra de saibro. A líder do ranking mundial terá um dia de descanso antes de seu próximo compromisso. Sua adversária virá do jogo entre a alemã Laura Siegemund, atual campeã do torneio, e a norte-americana CoCo Vandeweghe.

Embora tenha começado a temporada com um título em Shenzhen e um vice-campeonato no Australian Open, Halep tem lidado com problemas físicos. Ainda na estreia em Melbourne, ela torceu o tornozelo esquerdo, lesão que ela já diz ter superado. Mas também no Grand Slam australiano, ela desenvolveu fascite plantar no pé direito que comprometeu seu desempenho no mês seguinte.

Mesmo com as lesões, Halep é a uma das jogadoras que mais venceram este ano. A romena está empatada com a alemã Angelique Kerber, já que cada uma acumula 22 vitórias, e sofreu apenas quatro derrotas em 2018. É bom lembrar também que Halep vem da disputa da Fed Cup e marcou duas vitórias contra rivais suíças no fim de semana.

Quebrada ainda no game de abertura, Halep buscou a igualdade de imediato, mas sofria com as condições físicas e era bastante irregular. Foram 14 erros não-forçados da romena, que voltaria a ser quebrada e não teve outras oportunidades de ameaçar o saque da adversária no set inicial. Para piorar, Halep precisou de atendimento quando perdia por 5/4 e sinalizava que poderia desistir do jogo.

Uma quebra no começo do segundo set dava ainda mais impressão de que o fim da partida estava próximo, mas Halep buscou o empate no quarto game. Após uma conversa com o técnico Darren Cahill, a romena já mostrava semblante e linguagem corporal muito melhores e passou a ser mais firme na partida, chegando a vencer cinco games seguidos.

O primeiro game da parcial decisiva foi longo e Halep acabou sendo quebrada no quarto break point que enfrentou. Mas depois disso, a romena pôde enfim encaixar bons saques, tanto que só perderia mais quatro pontos nos games de serviço. Com seu melhor desempenho em todo o jogo, a líder do ranking foi aos poucos estabelecendo o domínio e conseguiu duas quebras para sacramentar a virada. Halep liderou a contagem de winners por 34 a 19 e cometeu 24 erros contra 22 da rival.

Três estrelas do torneio estreiam nesta quinta-feira. Elina Svitolina encara a canhota tcheca Marketa Vondrousova, Jelena Ostapenko será desafiada pela cazaque Zarina Diyas, enquanto Garbiñe Muguruza encara a russa Anastasia Pavlyuchenkova. Bicampeã em Stuttgart, Angelique Kerber atua pelas oitavas de final diante da estoniana Anett Kontaveit.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis