Notícias | Dia a dia
Nadal encara 1º round na defesa da liderança
16/04/2018 às 07h30

Nadal pode perder o número 1 para Federer

Foto: Arquivo

Monte Carlo (Mônaco) - Começa nesta segunda-feira a primeira das cinco semanas em que o espanhol Rafael Nadal irá defender a liderança do ranking contra o suíço Roger Federer. Este primeiro round desta disputa será igual a três dos quatro que terá ainda pela frente, precisando do título no Masters 1000 de Monte Carlo para não deixar o número 1 escapar.

O canhoto de Mallorca conquistou 4.680 dos seus 8.770 pontos durante a temporada de saibro no ano passado e agora terá que conseguir pontuação semelhante para não cair para a segunda colocação. Federer vem 100 pontos atrás e, como não jogou na terra batida em 2017 e nem jogará em 2018, só precisa de um leve tropeço do rival.

Nadal terá que defender nesta semana o título em Monte Carlo e precisa repetir o feito também no ATP 500 de Barcelona, no Masters 1000 de Madri e em Roland Garros. Um vice em qualquer um destes torneios colocará Federer de novo na liderança do ranking. Além destes desempenhos, ele defende quartas no Masters 1000 de Roma.

A primeira etapa desta série de ameaças não poderia ser em um palco mais favorável ao espanhol, já que o torneio monegasco é onde tem maior sucesso ao lado do Grand Slam francês, somando 10 títulos em cada um. Nadal tem 63 vitórias e apenas quatro derrotas no principado, a última delas em 2015 para o sérvio Novak Djokovic, com quem pode cruzar nas quartas de final deste ano.

Djokovic é o único que conseguiu vencê-lo mais de uma vez na competição, batendo o canhoto de Mallorca também em 2013. Os outros dois insucessos de Rafa no evento aconteceram em 2014, quando caiu nas quartas de final diante do compatriota David Ferrer, e na sua estreia, em 2003, parando nas oitavas diante do argentino Guillermo Coria.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis