Notícias | Dia a dia
Myskina deixa o comando da equipe russa na Fed Cup
02/04/2018 às 19h51

Myskina não conseguiu levar a Rússia de volta ao Grupo Mundial I da Fed Cup

Foto: Arquivo

Moscou (Rússia) - A ex-número 2 do mundo Anastasia Myskina deixou o cargo de capitã da equipe da Rússia na Fed Cup. Ela vinha comandando o selecionado nacional desde o início da temporada de 2014. Ela será substituída por Igor Andreev, que já acompanha a equipe no duelo contra a Letônia, pelos playoffs do Grupo Mundial II entre 21 e 22 de abril.

"Eu pensei sobre isso por um longo tempo. Eu queria devolver minha equipe para o Grupo Mundial, mas não pude fazê-lo. Eu levo a culpa por isso", declarou Myskina ao jornal Kommersant. A Rússia ficou fora da elite da Fed Cup nas duas últimas temporadas.

Após o rebaixamento em 2016 em uma derrota em casa para Belarus, as russas não conseguiram o acesso no ano passado com uma derrota para a Bélgica nos playoffs. Já este ano, elas perderam para a Eslováquia na primeira rodada do Grupo Mundial II e enfentarão a Letônia com o risco de um novo rebaixamento, desta vez para o Zonal Euro-Africano I.

Presidente da Federação Russa de Tênis, Shamil Tarpischev se manifestou. "Foi decisão de Myskina renunciar ao cargo como capitã da Fed Cup. Acho que ela decidiu sair por motivos familiares e devido a algumas derrotas dolorosas".

A melhor campanha da Rússia sob o comando de Myskina foi o vice-campeonato alcançado em 2015, diante da República Tcheca. Na ocasião, a russa tinha a chance de se tornar a quarta mulher a ser campeã como jogadora e capitã juntando-se às norte-americanas Chris Evert, Billie Jean King e à australiana Margaret Court.

No último duelo com Myskina no banco da equipe, a Rússia levou um time muito jovem para enfrentar a Eslováquia fora de casa. A mais experiente era Natalia Vikhlyantseva, então com 19 anos na primeira semana de fevereiro. Com a mesma idade estavam Anna Kalinskaya e Veronika Kudermetova, além da jogadora de 16 anos Anastasia Potapova. Situação parecida já havia acontecido na vitória contra Taiwan pelo Grupo Mundial II no ano passado, quando Vikhlyantseva e Kalinskaya tinham a companhia da também jovem Anna Blinkova e da experiente Ekaterina Makarova.

Comentários
Loja - livros
Mundo Tênis