Notícias | Dia a dia
Azarenka derruba Pliskova e retorna ao top 100
27/03/2018 às 22h20

Azarenka precisou de apenas quatro torneios para voltar ao top 100

Foto: Divulgação

Miami (EUA) - Com apenas quatro torneios após o nascimento do filho Leo, em dezembro de 2016, Victoria Azarenka conseguiu voltar ao grupo das cem melhores jogadoras do mundo. A ex-número 1 do mundo assegurou o retorno ao top 100 com a campanha até a semifinal do WTA Premier de Miami. Tricampeã do torneio, a bielorrussa venceu um deulo de ex-líderes do ranking contra a tcheca Karolina Pliskova por 7/5 e 6/3 em 1h36 de partida.

Azarenka iniciou o torneio em Miami como 186ª do ranking. Com cinco vitórias seguidas na Flórida, a bielorrusa acumula 390 pontos e só defende resultados durante a temporada de grama. O forte torneio de nível Premier vale mil pontos e, em caso de título, a ex-número 1 pode voltar ao grupo das quarenta melhores jogadoras do mundo.

A adversária de Azarenka na semifinal em Miami será a norte-americana Sloane Stephens, atual número 12 do mundo e que debutará no top 10 a partir da próxima segunda-feira. A bielorrussa venceu três dos quatro duelos anteriores, mas Stephens levou a melhor no encontro mais recente, há duas semanas, em Indian Wells.

Como já havia feito nas rodadas anteriores em Miami, Azarenka começou a partida devolvendo muito bem o saque de Pliskova e colocando pressão diante da tcheca. A bielorrussa conseguia ser agressiva e mandar nos pontos, fazendo a rival correr e sair de sua zona de conforto. A estratégia funcionou e rendeu duas quebras para experiente jogadora, que chegou a liderar por 5/2.

Sacando para o set, Azarenka teve um game de serviço muito ruim, enfrentou os primeiros break points e foi quebrada com uma dupla falta. Na sequência, Pliskova teve trabalho para confirmar o saque depois de salvar três break points. Com muitos erros não-forçados, a bielorrussa perdeu o saque de zero. Quando parecia que Pliskova conseguiria embalar no jogo, Azarenka voltou a ser mais eficiente nos momentos decisivos e venceu os últimos dois games do set inicial.

Azarenka e Pliskova terminaram o set inicial empatadas na contagem de winners, com 11 para cada lado, mas a tcheca fizera 19 erros, oito a mais que sua adversária. Além disso, a bielorrussa mostrava um bom desempenho nas subidas à rede ao vencer nove pontos em onze tentativas.

O segundo set começou com Pliskova acumulando erros não-forçados e escolhas equivocadas para ter o saque quebrado de zero. Foi o início de um período com cinco quebras seguidas, sendo que três favoreceram a bielorrussa. A experiente atleta de 28 anos conseguiu retomar o bom ritmo do saque, enquanto a tcheca sentia dificuldades, especialmente com o vento em quadra. Foi a deixa para que a tricampeã voltasse a quebrar e definisse a vitória em sets diretos.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis