Notícias | Dia a dia
Azarenka reage em grande 1º set e Keys abandona
22/03/2018 às 22h18

Azarenka chegou a salvar dois set points antes de forçar o tiebreak

Foto: Divulgação

Miami (EUA) - O duelo entre Victoria Azarenka e Madison Keys pela segunda rodada do WTA Premier de Miami começou como um grande jogo de tênis, mas terminou de maneira abreviada. Azarenka havia vencido o equilibrado primeiro set por 7/6 (7-5) e liderava a parcial seguinte por 2/0 quando Keys abandonou por lesão na coxa esquerda após 1h17 de partida.

Tricampeã em Miami, Azarenka disputa apenas seu segundo torneio na temporada e o quarto desde o nascimento do filho, Leo, em dezembro de 2016. Por conta de uma disputa judicial pela guarda da criança desde o segundo semestre do ano passado, a ex-número 1 do mundo teve seu calendário de competições bastante comprometido, chegando a desistir de dois Grand Slam.

A campanha até a terceira rodada faz com que Azarenka já ganhe 65 pontos no ranking, suficientes para que ela suba do atual 186º lugar para uma posição entre as 160 melhores. Caso vença mais uma, a jogadora de 28 anos somará 120 pontos e se aproxima da 140ª posição. Lembrando que a bielorrussa só defende pontos na temporada de grama.

Depois de passar pela número 15 do mundo, Azarenka enfrentará a 17ª colocada letã Anastasija Sevastova, que derrotou a francesa Alizé Cornet por 7/5 e 6/4. Ainda que a diferença de idade entre elas seja inferior a um ano, a bielorrussa e a letã jamais se enfrentaram no circuito.

Com duas jogadoras agressivas e que conseguem mandar nos pontos a partir das devolução, os saques retornados com um winner foram frequentes de ambos os lados durante o primeiro set, que teve alternância tanto no placar quanto no domínio das ações.

Azarenka começou superior, foi a primeira a quebrar, liderou por 3/1 e teve chances para abrir duas quebras de vantagem, mas não aproveitou. Após a virada de lado e uma conversa com o treinador, Keys voltou mais firme e mostrou mais recursos para tentar trazer a rival para a rede e explorar essas subidas para vencer quatro games seguidos.

A ex-número 1 do mundo sofria com o segundo saque, tanto que venceu apenas três dos 16 pontos jogados nessas condições no set inicial, mas seguia devolvendo muito bem. Quando Keys sacou para fechar, Azarenka quebrou de volta e logo depois fez um bom game de saque para buscar o empate. A bielorussa ainda teve que salvar dois set points quando perdia por 6/5 antes de forçar o tiebreak.

O game-desempate foi movimentado como todo o set. Azarenka tentou ser um pouco mais cautelosa na construção dos pontos e esperar pelos erros da adversária, que apareceram. Rapidamente, a ex-número 1 já liderava por 5-0 e estava muito perto de fechar a parcial. Aos poucos, Keys foi buscando a reação, mas a desvantagem estabelecida no início era muito grande.

No fim do set, Keys liderava a estatística de winners por 14 a 9, números que permaneceram inalterados até o fim do jogo. A americana, entretanto, também tinha quatro erros a mais, 24 contra 20 de Azarenka. Antes do início da parcial seguinte, a jogadora da casa pediu atendimento para a coxa esquerda. De volta à quadra, venceu apenas um dos nove pontos jogados em dois games no segundo set e concedeu a vitória à adversária treze minutos depois do fim da primeira parcial.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis