Notícias | Copa Davis
Monteiro perde e definição fica para o quinto jogo
03/02/2018 às 21h22

Monteiro tinha a oportunidade de definir a disputa a favor do Brasil

Foto: Divulgação

Santo Domingo (República Dominica) - A definição do confronto entre Brasil e República Dominicana pelo Zonal Americano I da Copa Davis ficou para o quinto e último jogo da série disputada no piso duro do Club Deportivo Naco, em Santo Domingo. Thiago Monteiro, 117º do ranking, tinha a oportunidade de definir o duelo a favor do time brasileiro, mas perdeu para o dominicano José Hernandez-Fernandez, 284º colocado, por 6/3 e 7/6 (7-4).

Com o empate por 2 a 2, o paulista João Pedro Sorgi representa o Brasil diante do dominicano Roberto Cid. Em caso de vitória, os brasileiros enfrentarão a Colômbia em abril por vaga nos playoffs do Grupo Mundial da Davis, que serão disputados em setembro. Já em caso de derrota, a equipe nacional enfrentará Barbados para evitar o rebaixamento para o Zonal Americano II, equivalente à terceira divisão da Davis.

Em um começo de jogo equilibrado e com domínio dos sacadores, Monteiro foi o primeiro a ter um break point ainda no sexto game, mas sequer teve a oportunidade de disputar o ponto porque o dominicano sacou muito bem quando mais importava. Na sequência, o cearense encarou um game de serviço muito longo, contou com erro de devolução do rival no primeiro break point que enfrentou, mas acabou não evitando a única quebra do set inicial.

Depois de perder o primeiro set, Monteiro começou muito mal a parcial seguinte. Com frequentes erros não-forçados, causados muitas vezes pela ansiedade para definir os pontos, o cearnse fez apenas um ponto nos dois primeiros games do segundo set. O dominicano chegou a liderar por 3/1, mas permitiu o empate ao jogador brasileiro no sexto game.

Monteiro equilibrou as ações, passou a sacar melhor e ficou a dois pontos de forçar o terceiro set, mas cometeu erros que levaram a disputa da parcial para o tiebreak. No game-desempate, o cearense novamente pecou pelo excesso e deu muitos pontos de graça para o jogador da casa fechar o jogo.

Comentários