Notícias | Dia a dia | Australian Open
Kyrgios passa por Tsonga e reencontra Dimitrov
19/01/2018 às 09h33

Kyrgios venceu Dimitrov recentemente em Brisbane

Foto: Arquivo

Melbourne (Austrália) - Último anfitrião restante na chave masculina do Australian Open, Nick Kyrgios mantém viva a esperança de um título em casa. O australiano venceu nesta sexta-feira um duelo equilibrado pela terceira rodada contra o francês Jo-Wilfried Tsonga, número 15 do mundo, por 7/6 (7-5), 4/6, 7/6 (8-6) e 7/6 (7-5) em 3h17 de partida

Aos 22 anos, Kyrgios disputa o Australian Open pela quinta vez e já garante sua segunda melhor campanha. O atual 17º do ranking desafia o terceiro colocado Grigor Dimitrov nas oitavas de final. Ele venceu recentemente o búlgaro na final de Brisbane e perdeu outros dois embates anteriores. Caso siga em frente até o título, Kyrgios encerrará em jejum australiano que vem desde a conquista de Mark Edmondson em 1976.

A primeira quebra da partida favoreceu ao australiano, que chegou a liderar por 3/1, mas Tsonga reagiu em grande estilo para vencer três saques. Em seu saque, o francês confirmou os serviços com maior tranquilidade ao disparar quatro aces nesse intervalo de tempo e contou com uma sequência de três erros do adversário para devolver a quebra.

Os sacadores prevaleceram até o fim do set e foram para o tiebreak. O game-desempate, que começou equilibrado, ficou nas mãos de Kyrgios quando Tsonga não sustentou uma troca de bolas e cometeu um erro com o backhand. O francês conseguiu salvar um set point com ótimo voleio ao trazer a disputa para a rede, mas cometeria uma dupla-falta no game seguinte.

Tsonga foi muito firme nos games de serviço durante o segundo set ao perder apenas dois pontos. O francês se aproveitou de um game muito ruim do australiano, que cometeu três erros consecutivos, para quebrar de zero. Dois games mais tarde, o ex-top 5 voltaria a pressionar o anfitrião, que se salvou com ótimos saques.

Até aquele momento na partida, Tsonga mostrava um ótimo desempenho junto à rede, ao vencer 15 dos 18 pontos jogados nessas condições. Já em um terceiro set sem quebras e nem mesmo um break point sequer, o francês não repetiu a mesma eficiência e permitiu duas passadas ao australiano, uma delas em momento importante durante o tiebreak. Um erro de forehand e igualou a disputa e o atleta da casa precisou salvar um set point antes de vencer a parcial depois de encaixar uma ótima devolução.

Um incidente extra-quadra marcou o início do quarto set. Tsonga discutiu com um torcedor e teve uma reação intempestiva, sendo advertido pelo árbitro de cadeira. Visivelmente desconcentrado, o francês enfrentou três break points, mas evitou a quebra em um game muito importante. Foi necessário um terceiro tibreak, já que os sacadores não davam chances. O francês chegou a ter uma margem confortável na liderança, mas perdeu dois pontos seguidos no saque e permitiu o empate por 5-5. Kyrgios venceu uma disputa na rede para chegar ao match point e contou com erro do adversário para eliminá-lo em quatro sets.

Comentários