Notícias | Dia a dia | Australian Open
Ucraniana de 15 anos fura o quali em Melbourne
14/01/2018 às 09h12

Marta Kostyuk é atual campeã juvenil do Australian Open

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Atual campeã da chave juvenil do Australian Open, a ucraniana Marta Kostyuk disputará a chave principal do Grand Slam australiano. Convidada para disputar o qualificatório, a jovem de apenas 15 anos e 521ª do ranking aproveitou a chance e venceu os três jogos que fez na fase classificatória.

A última fase do quali foi disputada neste domingo e em quadra coberta, por conta da chuva. Kostyuk venceu a tcheca Barbora Krejcikova por 6/3, 5/7 e 6/0. Nas fases anteriores, ela havia passado pela australiana Arina Rodionova e pela chilena Daniela Seguel.

Primeira jogadora nascida em 2002 a disputar uma chave principal de Grand Slam, Kostyuk volta à quadra já nesta segunda-feira para enfrentar a cabeça 25 chinesa Shuai Peng. "Eu não penso em minha idade quando eu jogo, mas ser jovem às vezes é uma oportunidade. As garotas mais velhas podem se sentir um pouco pressionadas quando eu começo a ganhar".

As russas de 19 anos Anna Blinkova e Anna Kalinskaya também furaram o quali. Kalinskaya derrotou a holandesa Lesley Kerkhove por 6/4 e 7/5 e vai enfrentar a italiana Camila Giorgi. Já Blinkova derrotou a búlgara Viktoriya Tomova por 6/3, 1/6 e 6/1 e terá duelo russo contra Margarita Gasparyan. Mesmo com derrota, Tomova entrou na chave como lucky-loser, beneficiada pela desistência de Ana Konjuh, e pega a americana Nicole Gibbs.

Foram definidas as adversárias de estreias de algumas cabeças de chave. Quarta favorita, a ucraniana Elina Svitolina enfrenta a sérvia Ivana Jorovic, enquanto a cabeça 22 russa Daria Kasatkina vai jogar contra a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova. Já a veterana Sara Errani, ex-top 5, perdeu na rodada final para a tailandesa Luksika Kumkhum por 6/4 e 6/1.

Comentários