Notícias | Dia a dia
Em jornada chuvosa, Mertens garante bicampeonato
13/01/2018 às 09h44

Belga de 22 anos defendeu o título conquistado na última temporada

Foto: Divulgação

Hobart (Austrália) - Em um sábado com muita chuva, a belga Elise Mertens superou uma jornada com sucessivas interrupções e adiamentos para defender o título e garntir o bicampeonato do WTA de Hobart. Mertens venceu a romena Mihaela Buzarnescu por 6/1, 4/6 e 6/3. O tempo de jogo em quadra foi de 2h31, mas considerando todas as paradas por chuva o intervalo entre o primeiro e último ponto foi de quase sete horas.

Vencedora no ano passado como 127ª do mundo e vinda do qualificatório, Mertens está em situação bem distinta atualmente. A belga de 22 anos foi a segunda cabeça de chave do torneio desta temporada ao ocupar atualmente o 36º lugar e se tornou a primeira bicampeã da história do torneio. Seus dois únicos títulos de WTA foram conquistados em Hobart.

Buzarnescu também celebra seu bom momento na carreira. A canhota de 29 anos saltou do 351º para o 72º lugar durante a última temporada. Após o término do circuito da WTA, ela seguiu jogando ITFs em novembro e dezembro para chegar à 55ª posição e entrará no top 50 e entrará no top 50 depois de disputar sua primeira final na elite do circuito.

O jogo começou com 1h15 de atraso por conta da chuva e foi interrompido por mais de uma hora depois de apenas quatro games disputados. Mertens, que já tinha quebra de vantagem, venceu três games seguidos na volta e fechou o primeiro set. A belga liderava a parcial seguinte por 2/1 quando voltou a chover.

As jogadoras tiveram que esperar por mais de 1h30 para retormarem a disputa. As sacadoras vinham prevalecendo no segundo set até que Buzarnescu conseguisse a quebra no nono e penúltimo game antes de forçar a parcial decisiva.

O último set seguia normalmente, com vantagem para a belga que chegou a liderar por 5/2, mas caiu uma nova pancada de chuva pouco depois de a romena ter escapado de dois match points. Foram necessários cinquenta minutos para o reinício do jogo. Na volta, a romena salvou outros dois match points e confirmou o saque, mas não conseguiria devolver a quebra no game seguinte.

Além de passarem por uma rodada problemática neste sábado, as duas jogadoras terão pouco tempo de descanso antes da estreia no Australian Open. Mertens joga na madrugada de segunda-feira contra uma rival vinda do quali, enquanto Buzarnescu desafia a número 2 do mundo Caroline Wozniacki a partir das 6h.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis