Notícias | Dia a dia
Medvedev frustra australianos e conquista 1º ATP
13/01/2018 às 08h39

Medvedev superou a promessa local Alex De Minaur na final em Sydney

Foto: Divulgação

Sydney (Austrália) - Pouco mais de um ano depois de disputar a primeira final de sua carreira, o russo Daniil Medvedev conquistou seu primeiro título na elite do circuito. O jogador de 21 anos e 84º do ranking venceu o ATP 250 de Sydney ao vencer a promessa australiana de 18 anos Alex de Minaur, que jogava em sua cidade natal, por 1/6, 6/4 e 7/5 em 2h13 de partida.

A final disputada neste sábado foi a mais jovem no circuito desde o encontro em 2007 entre Rafael Nadal e Novak Djokovic, então com 20 e 19 anos, na decisão de Indian Wells. Em Sydney, a decisão do torneio de 2018 foi a mais jovem desde 1989.

Com os 250 pontos conquistados, descontando 20 de seu 18º e último resultado válido, Medvedev salta para o 53º lugar do ranking. A marca é muito próxima de seu recorde pessoal, que foi a 48ª posição, alcançada em julho. Já De Minaur, que iniciou o ano no 208º lugar e vem de uma semifinal em Brisbane, salta da 167ª para a 127ª colocação e poderia chegar ao 101º lugar em caso de título.

Esbanjando confiança no começo da partida, De Minaur colocou pressão em todos os games de serviço do russo no primeiro set e foi muito firme em seu saque. Assim, o jogador da casa conseguiu três quebras durante o set inicial, em que não enfrentou nenhum break point, além de contar com 22 erros do adversário.

Aos poucos, Medvedev foi entrando no jogo e confirmando seus saques com menos riscos. O russo também aproveitava o posicionamento do rival além da linha de base para apostar em algumas bolas curtas que deram resultado. De Minaur foi quebrado no sétimo sem conseguir ameaçar o rival.

A parcial decisiva começou com amplo domínio de Medvedev, que controlava as ações do fundo de quadra e forçava o jogador da casa a apenas se defender. Com duas quebras seguidas, o russo rapidamente abriu 4/0, mas recolocou o rival no jogo em game de saque muito ruim com duas duplas-faltas e um erro de forehand.

No importante oitavo game, que poderia render o empate, Medvedev fechou a porta ao confirmar um ótimo game de serviço sem perder pontos. Na sequência, o australiano teve muito trabalho para manter o saque, chegando a salvar um match point. Empurrado pela torcida, De Minaur quebrou quando o rival sacava para fechar e buscou a igualdade por 5/5, mas voltaria a perder o saque na sequência e não teve novas chances contra o russo, que não deixou a segunda oportunidade escapar.

Tanto Medvedev quanto De Minaur só estreiam no Australian Open na madrugada de terça-feira. O russo encara o anfitrião Thanasi Kokkinakis, enquanto o jovem australiano de 18 anos desafia o experiente tcheco Tomas Berdych.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis