Notícias | Dia a dia
Há 17 anos, Guga assumia a liderança do ranking
04/12/2017 às 15h45

Guga chegou à liderança do ranking um dia depois de conquistar a Masters Cup

Foto: Arquivo

Florianópolis (SC) - O dia 4 de dezembro é especial para o tênis brasileiro. Em uma segunda-feira como esta, há dezessete anos, Gustavo Kuerten aparecia pela primeira vez na liderança como número 1 do mundo, tornando-se o primeiro e único brasileiro a conseguir esse feito no ranking masculino de simples.

Guga assumiu a primeira posição do ranking mundial um dia depois da conquista da Masters Cup, competição que seria rebatizada como ATP Finals a partir de 2009. O catarinense, então com 24 anos, já tinha dois de seus três troféus de Roland Garros e estava na vice-liderança do ranking antes do início do torneio, que era disputado no Pavilhão Atlântico em Lisboa.

Depois de uma derrota para Andre Agassi no primeiro jogo da fase de grupos por 4/6, 6/4 e 6/3, Guga se recuperou com mais duas vitórias em sets diretos. Ele passou pelo sueco Magnus Norman por 7/5 e 6/3 e pelo russo Yevgeny Kafelnikov por 6/3 e 6/4. Dessa forma, o brasileiro conseguiu a classificação para a fase final no segundo lugar de sua chave.

Na penúltima rodada, Guga anotou uma vitória de virada sobre Pete Sampras por 6/7 (5-7), 6/3 e 6/4. Aquela foi a primeira vez que ele havia superado a lenda do tênis norte-americano. Já na final, disputada em melhor de cinco sets, Guga reencontraria Agassi, que havia derrotado o então número 1 do mundo Marat Safin. O brasileiro conseguiria a revanche em grande estilo, derrotando Agassi por triplo 6/4, para conquistar um dos troféus mais importantes de sua carreira e conseguindo a pontuação necessária para ultrapassar Safin no ranking.

Guga ocupou a primeira posição do ranking mundial durante 43 semanas em três períodos diferentes. Sua maior sequência na liderança foi 30 semanas, entre 23 de abril de 2001 e 12 de novembro do mesmo ano, quando apareceu no topo do ranking pela última vez na carreira.

Veja como era o top 10 do ranking mundial no dia 4 de dezembro de 2000

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis