Notícias | Dia a dia
Stepanek anuncia o fim da carreira aos 38 anos
14/11/2017 às 15h28

Stepanek estava afastado do circuito desde janeiro

Foto: Arquivo

Praga (República Tcheca) - Afastado das competições desde o Australian Open em janeiro, Radek Stepanek encerrou de maneira oficial sua carreira como tenista profissional nesta terça-feira. O tcheco de 38 anos convocou a imprensa para anunciar que está deixando o circuito.

"Não dá mais. Não quero arriscar mais a minha saúde", afirmou Stepanek, que sofreu com lesões nas costas durante o ano passado e chegou a passar por cirurgia antes de iniciar a atual temporada, onde jogou apenas em Doha e Melbourne.

Stepanek chegou a ser número 8 do mundo em maio de 2006, mas sua melhor temporada foi a de 2009, quando ele terminou na 12ª posição. Os problemas nas costas começaram a incomodá-lo em 2015 e ele finalizou duas temporadas fora do top 100, além de aparecer atualmente apenas no 348º lugar.

Dono de 384 vitórias em nível ATP e de cinco títulos na elite do circuito, sendo o último deles em Washington há seis anos, Stepanek se tornou o jogador mais velho a vencer um jogo em chave principal de Grand Slam desde Jimmy Connors em 1991 quando avançou uma rodada em Roland Garros em 2015. A última de suas 58 vitórias em Grand Slam veio este ano, na Austrália. Ele também venceu 24 jogos contra top 10.

Sua carreira foi ainda mais vitoriosa no circuito de duplas. São dezoito títulos, sendo dois deles em Grand Slam, no Australian Open de 2012 e US Open do ano seguinte, ambos ao lado do indiano Leander Paes. Já em 2016, quando tinha 37 anos e jogava ao lado do canadense de 43 Daniel Nestor, conseguiu o recorde de parceria mais velha a disputar uma final de Grand Slam ao chegar à decisão em Melbourne.

A Copa Davis também tem lugar de destaque na carreira do tcheco, que participou ativamente do bicampeonato em 2012 e 2013. Sua parceria ao lado do compatriota Tomas Berdych venceu dezesseis jogos de duplas e perdeu apenas dois na competição entre países.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis