Notícias | Dia a dia
Sete jogadoras disputam o número 1 no WTA Finals
20/10/2017 às 15h40

Das oito participantes no WTA Finals, apenas Garcia não tem chances de ser número 1

Foto: Divulgação/WTA

Cingapura (Cingapura) - A dois dias do início da disputa do WTA Finals em Cingapura, a entidade que comanda a elite do circuito feminino divulgou nesta sexta-feira os cenários de disputa pelo posto de número 1 do mundo. Das oito jogadoras presentes no Finals, sete lutam pela liderança e apenas a francesa Caroline Garcia não tem chances matemáticas de alcançar o primeiro lugar.

A atual número 1 Simona Halep entrará no último evento da temporada com 5.675 pontos, contra 5.635 da ex-líder Garbiñe Muguruza. As duas são as únicas que não precisam obrigatoriamente chegar à final do torneio para terminar o ano na liderança do ranking.

Um pouco atrás estão Karolina Pliskova e Elina Svitolina. A tcheca, que também liderou o ranking nesta temporada, e larga com 5.105 pontos, enquanto a ucraniana tem exatos 5 mil. Para elas, a vaga na final aliada a uma boa campanha na fase de grupos pode ser suficiente em caso de eliminações precoces de Halep e Muguruza.

Venus Williams e Caroline Wozniacki estão separadas por apenas dois pontos, com 4.642 para a americana e 4.640 para a dinamarquesa. Elas precisam ser campeãs e torcer para que Halep perca os três jogos da primeira fase, além de que Muguruza vença no máximo uma partida. Uma vitória de Halep na primeira fase já tira as duas e também a letã Jelena Ostapenko da disputa pelo número 1.

Ostapenko, aliás, depende de um cenário ainda mais improvável. Ela começa com 4.510 pontos e só pode chegar a 6.010 com um título invicto. Como cada jogadora recebe 125 pontos apenas por entrar em quadra em cada um dos jogos da fase de grupos, a pontuação máxima a ser alcançada pela letã é inferior à que Halep teria com três derrotas na primeira fase e igual à de Muguruza, que leva vantagem em eventuais critérios de desempate. Por isso, a letã tem que ser campeã e contar com desistências da espanhola e da romena, para que elas disputem um jogo a menos.

A pontuação máxima a ser alcançada no Finals é de 1.500 pontos, entregue para o caso de uma jogadora conquistar o título de maneira invicta. Uma eventual campeã com duas vitórias e uma derrota na fase de grupos leva 1.375 pontos, enquanto uma campeã que venceu um jogo na primeira fase e perdeu dois (como aconteceu nos últimos dois anos) recebe 1.250. Cada vitória na fase de grupos vale 250 pontos.

Grupos e programação: Halep está no Grupo Vermelho com Svitolina, Wozniacki e Garcia. Já Muguruza encabeça o Grupo Branco ao lado de Pliskova, Venus e Ostapenko. O torneio começa no domingo às 7h (de Brasília) com Venus e Pliskova, com Muguruza e Ostapenko fechando a programação. Na segunda-feira as partidas começam às 9h30, primeiro com Halep enfrentando Garcia e depois com o embate entre Svitolina e Wozniacki.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis