Notícias | Dia a dia
Puig volta a superar Kerber, que sairá do top 20
17/10/2017 às 20h05

Kerber não ficava fora do top 20 desde fevereiro de 2012

Foto: Divulgação

Luxemburgo (Luxemburgo) - A temporada bem abaixo da expectativa de Angelique Kerber chegou ao fim nesta terça-feira com a eliminação na estreia do WTA de Luxemburgo. Em reedição da última final olímpica, Kerber foi novamente superada pela porto-riquenha Monica Puig, com parciais de 6/3 e 6/4 em 1h27 de partida. 

Kerber, que começou o ano como número 1 do mundo, aparece atualmente no 11º lugar. Entretanto, a alemã sofrerá um desconto de 1.080 pontos na próxima segunda-feira, referentes ao vice-campeonato no último WTA Finals. Isso a fará sair do top 20 pela primeira vez desde o ranking do dia 13 de fevereiro de 2012, quando era 22ª colocada.

A canhota de 29 anos ainda pode incluir um torneio no calendário, caso fique entre as classificadas para o WTA Elite Trophy, em Zhuhai, e opte por jogar. Atualmente ela é 11ª e penúltima na corrida para o evento que acontece entre 31 de outubro e 5 de novembro.

Já Puig, que ocupa o 67º lugar aos 24 anos, enfrenta nas oitavas de final a belga Alison Van Uytvanck, que marcou 6/2 e 6/4 sobre a croata Ajla Tomljanovic. A campeã olímpica levou a melhor no único duelo anterior, disputado no saibro de Marrakech há dois anos.

Puig tomou a iniciativa na maioria dos pontos e controlou as ações do fundo de quadra no primeiro set. A campeã olímpica não deixava a ex-número 1 respirar e anotou incríveis 23 winners contra apenas seis da alemã durante a parcial. Com uma quebra logo no segundo game e salvando dois break points que enfrentou, a porto-riquenha abriu 3/0 e administrou a vantagem.

Kerber começou o segundo set confirmando o saque com bastante segurança, mas acumulou erros dois games mais tarde e teve o serivço quebrado. Para piorar a situação, a alemã perdeu a chance de devolver a quebra de imediato e perdeu outros três break points no sexto game. Com total de oito oportunidades de quebra desperdiçadas na partida, a alemã não conseguiu buscar o empate e amargou a derrota. Puig terminou o jogo com 40 winners contra apenas 18 da rival.

Enquanto Kerber se despediu do torneio, outras duas alemãs seguem vivas em Luxemburgo. A ex-top 10 Andrea Petkovic precisou de 2h22 para vencer a croata Petra Martic por 6/1, 3/6 e 7/6 (7-5). Sua adversária nas oitavas será a holandesa Kiki Bertens. Já Sabine Lisicki passou pela romena Mihaela Buzarnescu em dois tiebreaks, com parciais de 7/6 (7-3) e 7/6 (7-4) e terá como próxima adversária a britânica Naomi Broady.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis