Notícias | Copa Davis
Argentina é rebaixada e embola Zonal Americano
17/09/2017 às 08h32

Kukushkin soma agora 21 vitórias na Copa Davis

Foto: Site oficial

Astana (Cazaquistão) - Pela primeira vez em 18 anos, o campeão da Copa Davis está rebaixado para a segunda divisão. Mikhail Kukushkin ganhou seu segundo jogo do final de semana e superou Diego Schwartzman, por 6/4, 6/4 e 7/6 (7-2), dando para o Cazaquistão o placar definitivo de 3 a 1 no confronto realizado sobre piso sintético coberto.

Esta é apenas a terceira vez que um campeão da Copa Davis é rebaixado imediatamente na temporada seguinte desde que o sistema de acesso e descenso foi instituído em 1981. O caso mais recente havia sido a Suécia, em 1999.

Pior ainda, a Argentina perdeu a notável série de 16 participações consecutivas no Grupo Mundial, que havia iniciado em 2002. Na primeira rodada deste ano, foi batida dentro de casa pela Itália de Fabio Fognini.

O Cazaquistão por sua vez retorna ao Grupo Mundial depois de amargar seis temporadas no Zonal Europeu. No ano passado, haviam perdido a repescagem para a Rússia, em Moscou.

Na sexta-feira, Kukushkin perdeu o primeiro set mas reagiu em cima de Guido Pella e em seguida Schwartzman enfim conseguiu sua primeira vitória na Copa Davis com fácil 3 a 0 sobre Dmitry Popko. A Argentina chegou a vencer o primeiro set de duplas no sábado, mas levou a virada.

Número 1 do ranking da Davis no momento, a Argentina certamente será a principal cabeça de chave no Zonal Americano, que poderá ter também Brasil e Colômbia junto a Chile, Equador, Peru ou República Dominicana e Venezuela ou Barbados.

Comentários