Notícias | Dia a dia | US Open
Nadal confirma semi e aguarda Federer ou Delpo
06/09/2017 às 17h13

Nadal disputará sua 26ª semifinal de Grand Slam e tenta alcançar a 23ª decisão

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - A quinta partida de Rafael Nadal neste US Open foi também a mais tranquila para o espanhol. Em apenas 1h36 de disputa, o líder do ranking mundial cedeu apenas cinco games na vitória por 6/1, 6/2 e 6/2 contra o jovem russo de 19 anos Andrey Rublev, 53º do ranking, para se garantir na semifinal do Grand Slam americano.

Bicampeão do US Open nos anos de 2010 e 2013, Nadal chega à semifinal pela primeira vez desde seu último título em Nova York. Ao todo, ele já disputou quatro semifinais do Slam norte-americano. Dono de 15 títulos de Slam, o espanhol de 31 anos disputará sua 26ª semifinal e luta para alcançar a 23ª decisão.

Em busca de sua 109ª final na carreira e oitava na temporada, Nadal aguarda pelo duelo de titãs entre Roger Federer e Juan Martin del Potro, que se enfrentam no complemento da rodada. O espanhol lidera o histórico contra Federer por 23 a 14, mas perdeu os últimos quatro jogos, sendo três deles este ano. Diante de Del Potro, são oito vitórias e cinco derrotas.

Em caso de uma semifinal contra Federer, o inédito entre o espanhol e o suíço em solo nova-iorquino será também um confronto direto pela liderança do ranking mundial. Nadal também poderá sustentar o número 1 em caso de eliminação do rival para o argentino na noite desta quarta-feira.

Depois de ter sofrido uma quebra logo em seu primeiro game de serviço, Rublev anotou dois winners de devolução com o backhand logo na sequência e dava sinais de que poderia jogar solto depois de devolver a quebra. Mas Nadal retomou rapidamente o domínio, ao vencer 16 dos últimos 19 pontos jogados no set inicial.

A parcial seguinte seugiu equilibrada até o empate por 2/2, momento em que Nadal só havia perdido dois pontos no saque, enquanto Rublev já havia salvo um break point. Ansioso para tentar a definição dos pontos, o russo fez três erros não-forçados seguidos e perdeu os saque com uma dupla-falta. Nadal fecharia a porta nas duas vezes em que foi ameaçado no game seguinte e voltaria a quebrar para ampliar a vantagem.

Uma quebra de zero logo na abertura do terceiro set e a cabeça baixa de Rublev sinalizavam que a vitória espanhola estaria cada vez mais próxima. Quando já perdia por 3/1, o jovem russo lutou muito para salvar seis break points, mas voltaria a cometer uma dupla-falta em um ponto crucial. Sem enfrentar break points e ao perder só cinco pontos no saque, Nadal rumou para a tranquila vitória em três sets.

Comentários