Notícias | Dia a dia | US Open
Sem perder sets, Carreño faz semifinal inédita
05/09/2017 às 15h49

Carreño pode atingir o top 10 do ranking com campanha

Foto: ATP

Nova York (EUA) - Dono de um poderoso jogo de fundo de quadra e grande preparo físico, o espanhol Pablo Carreño é o primeiro a aproveitar os buracos na parte inferior da chave masculina e obter um resultado inédito em sua carreira. Ao superar com tranquilidade o argentino Diego Schwartzman, por 6/4, 6/4 e 6/2, ele garantiu sua primeira semifinal de Grand Slam em simples.

Carreño já havia entrado para o livro dos recordes ao se tornar o primeiro homem a enfrentar quatro jogadores oriundos do qualificatório seguidamente. Número 19 do ranking no início do torneio, ele provisoriamente salta para o top 10, mas ainda disputa o posto com Sam Querrey e Kevin Anderson, que duelam entre si à noite para ver quem será o adversário do espanhol na penúltima rodada.

Campeão do Estoril e finalsita do Rio Open nesta temporada, o espanhol tem tido resultados consistentes, que se somam à semifinal em Indian Wells e às quartas em Roland Garros, até então sua maior campanha em Slam. No ano passado, foi finalista de duplas do US Open ao lado de Guillermo Garcia-López e derrotado por Bruno Soares e Jamie Murray

Schwartzman, de 1,70m, sai do US Open com campanha inesperada e com o feito de ser o mais baixo quadrifinalista de Slam desde o peruano Jaime Yzaga, no US Open de 1994. Caso Juan Martin del Potro não passe por Roger Federer, será o tenista nº 1 da Argentina na segunda-feira, com o 27º posto do ranking.

Carreño iniciou a partida em ritmo muito superior e, com duas quebras, abriu 5/2. Mas o argentino mostrou novamente muito espírito de luta e encostou com 4/5 antes de ceder a parcial. Os dois trocaram quebras no começo do segundo set e a maior chance de reação do argentino veio no oitavo game, quando acertou três winners e abriu 40-0. Carreño no entanto reagiu com competência e logo em seguida obteve a quebra.

Mais lento e impreciso, Schwartzman perdeu o serviço no primeiro game do terceiro set e ainda teve três chances de empatar no quarto game e fez um longo sexto game. Mas o esforço lhe custou outro serviço e a tarefa ficou facilidade para o espanhol.

Comentários