Notícias | Dia a dia | US Open
Kvitova brilha, derruba Muguruza e desafia Venus
03/09/2017 às 23h17

Em seu décimo US Open, Kvitova chega pela segunda vez às quartas

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - Em um dos melhores jogos da chave feminina do US Open, Petra Kvitova não se intimidou com o ótimo momento de Garbiñe Muguruza e eliminou a número 3 do mundo nas oitavas de final. A tcheca de 27 anos, que aparece atualmente no 14º lugar, superou a espanhola com parciais de 7/6 (7-3) e 6/3 em 1h45 para se garantir nas quartas.

A atuação de gala no Arthur Ashe Stadium coroa a trajetória de superação de Kvitova ao longo deste ano. A canhota tcheca ficou afastada das quadras durante todo o primeiro semetre da temporada, recuperando-se dos graves ferimentos por faca causados após um assalto à sua casa em dezembro do ano passado. Ela voltou a jogar em Roland Garros e chegou a ganhar um título na grama de Birmingham.

Em sua décima participação no US Open, Kvitova repete sua melhor campanha, obtida em 2015. A ex-número 2 agora desafia Venus Williams, contra quem tem quatro vitórias e apenas uma derrota. Enquanto a tcheca tenta sua primeira semi em Nova York, a bicampeã tenta voltar à penúltima fase pela primeira vez desde 2010.

Ainda com a eliminação neste domingo, Muguruza ainda tem chance de assumir a liderança do ranking ao final do US Open. A espanhola agora torce para que Elina Svitolina não seja semifinalista e que Karolina Pliskova não volte à decisão do torneio.

O set inicial foi disputado em altíssimos nível técnico e intensidade, com duas jogadoras de estilos bastante parecidos, adeptas do tênis agressivo. A canhota Kvitova tomava um pouco mais de iniciativa nas trocas de bola e demorou um pouco para encaixar um bom ritmo de saque.

Muguruza foi a primeira a quebrar, ainda no quarto e game e teve três break points para ampliar a vantagem. Naquele momento, a espanhola vinha sendo tão dominante quanto foi nas fases finais de Cincinnati e nas iniciais do Grand Slam americano. Parecia impossível parar a espanhola.

Ao confirmar o saque no longo sexto game, que contou com um excelente winner na corrida, Kvitova ganhou confiança para devolver a quebra e buscar a igualdade. Com o placar empatado por 5/5, a tcheca conseguiu quebrar e teve a oportunidade de sacar para o set, mas perdeu o game de serviço ao cometer uma dupla-falta no break point.

O tiebreak começou favorável a Muguruza, mas a espanhola abusou dos erros não-forçados. Quando perdia por 4-3, a terceira do ranking jogou um voleio para fora e logo depois cometeu uma dupla-falta, permitindo que a tcheca vencesse a parcial no ponto seguinte.

Parecia que a perda do set inicial não abalaria Muguruza, que conseguiu quebrar na abertura do segundo set. Entretanto, a espanhola já não mantinha a mesma intensidade, tanto que fez apenas um winner em toda a parcial. Kvitova venceu quatro games games seguidos e soube sustentar sua liderança no placar. A tcheca teve um match point no serviço da rival, mas a vitória só viria no game seguinte, depois de evitar três oportunidades de quebra.

Comentários