Notícias | Dia a dia | US Open
Federer eleva o nível e vence López pela 13ª vez
03/09/2017 às 00h32

Suíço enfrentará o alemão Kohlschreiber nas oitavas

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - Depois de disputar dez sets em seus dois primeiros jogos no US Open, Roger Federer fez sua melhor apresentação no Grand Slam americano. O suíço assegurou sua vaga nas oitavas de final ao derrotar o canhoto espanhol Feliciano López por 6/3, 6/3 e 7/5 em apenas 1h46 de partida. Ele agora enfrenta o alemão Philipp Kohlschreiber.

Federer ainda não perdeu nenhum jogo de Grand Slam este ano, acumulando dezessete vitórias. O suíço foi campeão do Australian Open e de Wimbledon e não jogou no saibro de Roland Garros. O suíço também mantém a escrita de nunca ter perdido para Feliciano López, a quem derrotou em todos os treze encontros.

Na disputa que trava com Rafael Nadal pela liderança do ranking, Federer precisa no mínimo chegar à semifinal do Grand Slam americano, desde que o rival caia até as quartas. Ele e Nadal podem ter um confronto direto pelo número 1 em uma eventual semi.

Ao disparar treze aces na partida, Federer alcançou e ultrapassou a marca de 10.131 na carreira que pertence a Goran Ivanisevic. O suíço começou a competição com 10.099 aces e já acumula 10.141. Agora o suíço só fica atrás do recordista Ivo Karlovic, ainda em atividade, que tinha 12.196 pontos antes do início do US Open.

O primeiro set foi definido em apenas 25 minutos. Em 22 pontos disputados nos games de serviço, Federer permitiu apenas dois, um em erro de smash (um de seus quatro erros não-forçados de todo o set) e outro numa excelente passada do espanhol. Além disso, López fez um game de saque muito ruim quando perdia por 3/2 e praticamente deu a quebra de graça ao suíço que já jogava muito bem.

Federer foi o primeiro a enfrentar break points no segundo set, mas fechou a porta nas duas vezes em que foi ameaçado. Com o placar empatado por 3/3, López novamente se quebrou, com dois erros de forehand, um de backhand e um voleio simples. O suíço ainda evitaria mais duas oportunidades de quebra e voltaria a vencer um game no serviço do espanhol. Novamente, o suíço só errou quatro bolas.

Ao confirmar o saque na abertura do último set, Federer estabeleceu uma sequência de cinco games vencidos no jogo. A vitória parecia encaminhada após a quebra no quarto game e liderança por 3/1, mas logo depois o suíço perderia seu único game de saque da noite. López ia com mais frequência à rede e equilibrava as ações, mas Federer esperou pela oportunidade e conseguiu uma nova quebra no último game da disputa.

Comentários