Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Venus luta pelo hexa, Muguruza tenta segundo Slam
14/07/2017 às 15h15
Publicidade
Publicidade

Londres (Inglaterra) - A final feminina de Wimbledon que acontece às 10h (de Brasília) deste sábado reúne duas jogadoras que conhecem o caminho para um título de Grand Slam. Venus Williams luta por seu oitavo troféu de Slam e o sexto na grama londrina, enquanto Garbiñe Muguruza volta à decisão do torneio depois de dois anos e tenta a segunda conquista deste porte.

Em quatro duelos anteriores, Venus levou a melhor em três ocasiões. A rivalidade começou em solo brasileiro, com vitória da ex-número 1 em Florianópolis em 2013. A americana também levou a melhor em Auckland no ano seguinte na final do WTA de Wuhan em 2015. Muguruza venceu o encontro mais recente, no saibro de Roma este ano.

Venus disputará uma final de Grand Slam pela 16ª vez, sendo a segunda só este ano. Vice-campeã do Australian Open, em janeiro, a norte-americana tenta voltar a conquistar um Major nove depois de seu quinto e último título em Londres. Ela ainda venceu o US Open duas vezes.

Com 37 anos e 29 dias na data da final do torneio, Venus é a segunda mais velha finalista de Grand Slam na Era Aberta. O recorde pertence a Martina Navratilova, que foi vice em Wimbledon em 1994, quando tinha 37 anos e 258 dias. Em caso de título, a americana será a mais velha campeã de Slam na Era Aberta.

Já Muguruza tenta dar o segundo título de Wimbledon para o tênis feminino espanhol, repetindo o feito de Conchita Martínez em 1994. Curiosamente, Conchita está orientando Muguruza, já que a jogadora de 23 anos não pôde contar com o treinador francês Sam Sumyk, que voltou às pressas para seu país por questões familiares.

Curiosamente, a última final disputada por Muguruza foi a de Roland Garros no ano passado, quando a espanhola conquistou seu primeiro Grand Slam. Ela vive um ano de altos e baixos e caiu para o 15º lugar do ranking mundial.

É certo que ambas as jogadoras estarão de volta ao top 10 depois de Wimbledon. A campeã do Grand Slam britânico estará entre as cinco melhores do ranking, sendo que Venus pode chegar ao quarto lugar, enquanto a vice-campeã aparecerá na nona posição.

Enquanto Muguruza disputa apenas a sétima final da carreira, porém a terceira em Grand Slam, e tenta o quarto título no circuito, Venus tem uma carreira bem mais extensa. A americana está em sua 72ª decisão e luta pelo troféu de número 50.


Confira o retrospecto entre Venus e Muguruza.

2017
Roma - Saibro - Quartas - Muguruza, 6/2 3/6 6/2
2015
Wuhan - Sintético - Final - Venus, 6/3 3/0 des.
2014
Auckland - Sintético - Quartas - Venus, 6/3 6/3
2013
Florianópolis - Sintético - Oitavas - Venus, 6/4 2/6 7/5

Comentários