Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Cilic vira, mantém 'freguesia' e vai para a decisão
14/07/2017 às 12h09

Cilic venceu todos os cinco duelos com Querrey

Foto: Divulgação

Londres (Inglaterra) - Assim como aconteceu nos quatro duelos anteriores, o croata Marin Cilic levou a melhor sobre Sam Querrey e acabou com as esperanças norte-americanas em Wimbledon, que não coloca um representante na final desde 2009. O campeão do US Open de 2014 garantiu sua segunda final de Grand Slam ao vencer de virada com o placar de 6/7 (6-8), 6/4, 7/6 (7-3) e 7/5.

Seu adversário na final será o vencedor da segunda semifinal desta sexta-feira, que terá de um lado o tcheco Tomas Berdych, vice-campeão em 2010, e do outro o suíço Roger Federer, maior campeão do torneio empatado com o norte-americano Pete Sampras, ambos com sete conquistas.

Cilic é apenas o segundo croata a conseguir disputar uma final em Wimbledon, repetindo o feito de Goran Ivanisevic, que levantou a taça em 2001 ao bater o australiano Patrick Rafter. Eles também são os únicos tenistas croatas a disputarem mais do que uma decisão em Slam. Cilic tem agora duas, ao passo que o compatriota fez quatro, todas elas em Wimbledon.

Em sua 140ª partida nos quatro principais torneios do circuito, o croata somou sua 94ª vitória, a 60ª da carreira na grama. O primeiro set viu total domínio dos sacadores e nenhum break-point. Cilic abriu 4-1 no tiebreak, mas permitiu virada. Querrey poderia ter começado o segundo set com quebra, mas não aproveitou o momento de baixa do adversário e acabou cedendo o serviço no sétimo game.

Os dois jogadores variavam muito pouco, jogando na base de forçar o saque e usar os golpes de base. Somente o americano arriscava algumas idas à rede. O terceiro set foi tenso. Querrey escapou de três break-points logo de início, conseguiu quebra para ir a 2/1 mas não sustentou a vantagem e cedeu empate imediato. Só então os saques foram mantidos. No novo tiebreak, Cilic foi bem superior.

O americano ainda tinha gás e motivação. Obteve quebra para ir a 2/1 em vacilo do adversário mas Cilic jogou um excepcional game de devolução para empatar por 4/4 e virar em seguida. Por fim, Querrey sucumbiu à pressão e ao forte jogo de base do croata no 12º game

Comentários