Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Para Venus, pensamento positivo fez a diferença
13/07/2017 às 20h08

Venus luta por seu oitavo título de Grand Slam

Foto: Divulgação

Londres (Inglaterra) - Garantida em sua 16ª final de Grand Slam na carreira, sendo a segunda só neste ano, Venus Williams acredita que o pensamento positivo e a autoconfiança têm feito a diferença. Pentacampeã em Wimbledon alcança sua nona decisão no Grand Slam britânico, sendo a primeira desde 2009.

"Eu acredito em mim mesma a cada momento. Quando olho para o outro lado da rede, não acho que seja a coisa certa acreditar na outra pessoa mais que em mim", disse Venus após vencer sua semifinal contra a britânica Johanna Konta por 6/4 e 6/2.

"Isso não significa que eu vá ganhar sempre, mas tento me dar a melhor chance, independentemente das circunstâncias", avalia a veterana de 37 anos, que é a mais velha finalista de Wimbledon desde Martina Navratilova em 1994. Ela pode se tornar também a mais velha campeã de Grand Slam da Era Aberta.

"São duas semanas longas, com muitos altos e baixos. Eu apenas tento manter a erguida, não importa o que aconteça. Eu me concentro no fato de estar jogando bem neste torneio e em todos os momentos que fizeram chegar até aqui. Estou bastante animada por estar tão perto do título, mas também muito concentrada. Ainda há muito a ser feito".

Venus liderou o ranking mundial por onze semanas e ocupa atualmente o 11º lugar. A vaga na decisão a faz subir apenas duas posições, já que foi semifinalista no ano passado, mas um eventual título a colocará no top 5. Além disso, a americana também pode se tornar a líder no ranking da temporada.

"Este ano tem sido ótimo em termos de nível de jogo e de conseguir bons resultados nos torneios maiores. É claro que estou animada por estar de novo em uma final e vou tentar dar mais um passo à frente", comenta a norte-americana, que também foi finalista do Australian Open, em janeiro.

Venus disputará o título de Wimbledon contra a espanhola Garbiñe Muguruza, a quem derrotou em três dos quatro duelos anteriores. Como Muguruza volta à final do torneio dois anos depois de ter perdido para Serena Williams na decisão, a dona de sete títulos de Grand Slam comenta que irá pedir alguns conselhos à irmã caçula, que já venceu os quatro maiores eventos do tênis mundial em 23 oportunidades.

"Na última vez que ela chegou à final, ela jogou contra a Serena, então eu vou ter que pedir algumas dicas para a Serena", brincou Venus. "Geralmente é ela nessas finais, mas darei o meu melhor para representar o nome 'Williams' da melhor maneira possível".

Comentários