Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Cilic supera Muller em cinco sets e faz 1ª semi
12/07/2017 às 12h49

Croata havia caído nas quartas nos últimos três anos

Foto: Divulgação

Londres (Inglaterra) - O croata Marin Cilic finalmente perdeu seu primeiro set em Wimbledon, mas mostrou grande poder de reação e cabeça fria, virando a partida em cima da sensação Gilles Muller, que menos de 48 horas antes havia eliminado Rafael Nadal. O cabeça 7 marcou 3 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6 (8-6), 7/5, 5/7 e 6/1 enfrentará o norte-americano Sam Querrey.

Cilic leva vantagem de ter vencido todos os quatro duelos contra Querrey na carreira. Dois deles foram em Wimbledon, em 2009 e 2012, e só se definiram em cinco longos sets. Um terceiro aconteceu na grama de Queen's em 2012 e o mais recente, na quadra dura de Washinton, há dois anos.

Em sua 11ª participação em Wimbledon, Cilic se torna assim o segundo tenista que mais edições precisou para disputar sua primeira semifinal no torneio, atrás somente das 13 do sueco Jonas Bjorkman, curiosamente hoje seu treinador. O croata fez a quarta participação consecutiva nas quartas de final de Wimbledon, tendo perdido duas vezes para Novak Djokovic e outra para Roger Federer.

Esta será sua quarta semifinal de Grand Slam, repetindo o Australian Open de 2010 e o US Open de 2014 (onde foi campeão) e 2015. O único croata, homem ou mulher, a ter número superior é Goran Ivanisevic, com sete. Atual número 6 do ranking, ele pode no máximo chegar a um inédito quinto posto conforme sua campanha e a de Federer.

Muller começou a partida com muita confiança e com a tática perfeita: foi à rede atrás do saque, baixou a bola e fez Cilic se mexer o tempo todo. O croata então mudou a postura e passou também a procurar mais a rede. Safou-se de três break-points cruciais no oitavo game e ganhou apertado no tiebreak.

O terceiro set foi muito parelho, com domínio total dos sacadores até que Cilic conseguiu grandes devoluções justamente no 12º game. O quarto set dividiu chances. Primeiro foi Muller que teve um break-point no segundo game, depois Cilic abriu chances no sexto e no oitavo, mas sempre o luxemburguês usou seu estilo agressivo para escapar. Em seguida, obteve a quebra e levou ao quinto set.

O que prometia ser uma disputa saque a saque no último set acabou sendo uma via de mão única. Cilic disparou seis aces e cedeu somente sete pontos em seus games de serviço. Além disso, o croata venceu mais da metade dos pontos jogados no saque de Muller, nove em dezesseis possíveis, para quebrar em duas oportunidades. O sexto do ranking rapidamente abriu 5/0 antes que Muller voltasse a vencer um game e ainda salvou um break point no fim do jogo, antes de definir a disputa no saque.

Comentários