Notícias | Dia a dia | Wimbledon
De virada, Monteiro vence primeiro jogo na grama
03/07/2017 às 11h27

Thiago recebeu tratamento para dores lombares no começo do jogo

Foto: Site oficial

Londres (Inglaterra) - Com um tênis agressivo, o canhoto cearense Thiago Monteiro conseguiu sua primeira vitória em Wimbledon. Depois de perder o primeiro set, ele superou o australiano Andrew Wittington, saído do qualificatório, com parciais de 4/6, 6/3, 7/6 (7-4) e 7/6 (7-5).

Seu adversário de quarta-feira será o garoto Karen Khachanov, de 21 anos e 34º do ranking, que sobreviveu ao duelo russo diante de Andrey Kuznetsov, por 7/6 (7-4), 2/6, 6/3, 1/6 e 6/2.

Monteiro jamais havia vencido uma partida sobre quadras de grama, seja em nível ATP ou challenger. Nas últimas duas semanas, ele disputou torneios sobre quadras de saibro e teve apenas alguns dias de treinamento quando viajou para Londres.

Esta também foi sua segunda vitória em torneios de Grand Slam. Ele caiu na estreia do Australian Open em janeiro e passou uma rodada em Roland Garros. A vitória valeu 45 pontos no ranking e também afasta mais a possibilidade de ele perder lugar no top 100, embora ainda dependa de resultados de concorrents diretos.

Vindo do qualificatório e apenas 210º do ranking, Whittington mostrou-se bom sacador mas com preferência em ficar no fundo da quadra. Isso permitiu que Monteiro pudesse jogar mais à vontade e, diversas vezes, foi o canhoto brasileiro quem se mostrou mais agressivo, tanto da base como no jogo de rede.

Um pequeno vacilo custou o primeiro set a Monteiro, mas ele reagiu muito bem. O brasileiro deu um susto e chegou a pedir atendimento médico para um problema lombar ainda no terceiro game da partida. Sem mostrar sequelas, teve chances de fechar o terceiro set antes do tiebreak.

Whittington mudou a tática no quarto set e ficou agressivo, buscando mais a rede. Obteve uma quebra e chegou a ter 4/2. Monteiro não perdeu a concentração, virou para 5/4 e chegou a ter três match-points, que o adversário salvou com bons saques. A definição foi a novo tiebreak, Monteiro estava firme mas, com 4-2, a chuva paralisou a partida por 50 minutos. O brasileiro voltou e não perdeu o ritmo, já embolsando pelo menos US$ 67 mil.

Comentários