Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Ostapenko faz história e conquista seu primeiro Slam
10/06/2017 às 12h15

Ostapenko é a mais jovem campeã em Paris desde Guga

Foto: Divulgação

Paris (França) - Apesar dos apenas 20 anos recém-completados, a letã Jelena Ostapenko não se intimidou em sua primeira final de Grand Slam e mesmo saindo atrás da romena Simona Halep na decisão deste sábado ela mostrou poder de superação e buscou a virada, fechando o jogo com parciais de 4/6, 6/4 e 6/3, após 2h02 de batalha. 

Primeira letã a disputar uma final de Slam, Ostapenko levará uma premiação de 2,1 milhões de euros (R$ 7,75 milhões) e saltará da 47ª para a 12ª colocação no ranking. Do outro lado, Halep perdeu a chance de assumir o número 1 do mundo e ficará mesmo na vice-liderança. Seu prêmio de consolação será um cheque de 1 milhão de euros (R$ 3,7 milhões). 

Ostapenko é a décima campeã mais nova em um dos quatro principais torneios do circuito, ficando atrás de nomes como da croata Iva Majoli, da russa Maria Sharapova, da norte-americana Serena Williams e da suíça Martina Hingis, esta a mais jovem a comemorar um título deste porte ao faturar Wimbledon em 1997. 

Apenas pela quinta vez na Era Aberta uma jogadora que não era cabeça de chave chegou em uma final em Paris, algo que não acontecia desde 1983, quando Mima Jausovec ficou com o vice. A única a conseguir o mesmo feito de Ostapenko foi a britânica Margaret Scriven (1933). 

A letã de 20 anos mostrou que não iria sentir o peso de sua primeira final de Slam da carreira e saiu quebrando a romena logo no primeiro game, mas na sequência viu a rival deixar tudo igual. As duas foram mantendo os serviços até Ostapenko sacar pressionada em 4/5, quando acabou sendo quebrada e assim perdeu o primeiro set. 

Halep chegou a abrir 3/0 no segundo set e teve três breaks para fazer 4/0, mas perdeu a chance e depois disso deixou a letã crescer. Ostapenko batendo firme na bola, como fez na partida inteira, ela diminuiu os erros e venceu seis dos sete games seguintes para empatar o jogo e levar a decisão para a terceira parcial. 

Novamente a romena de 25 anos largou na frente, teve 3/1 na terceira parcial, só que não conseguiu administrar a vantagem. Ostapenko seguiu firme e jogou demais, venceu cinco games na sequência e alcançou assim seu primeiro título da carreira logo em um Grand Slam.

Comentários