Notícias | Dia a dia
Delpo bate Nishikori e revê Djokovic nas quartas
18/05/2017 às 14h50

Del Potro já enfrentou Djokovic em Acapulco e Indian Wells neste ano

Foto: Divulgação

Roma (Itália) - O argentino Juan Martin Del Potro conseguiu uma vitória expressiva para chegar às quartas de final do Masters 1000 de Roma. Nesta quinta-feira, Delpo avançou no saibro da capital italiana ao marcar 7/6 (7-4) e 6/3 contra o japonês Kei Nishikori, nono do ranking mundial, em 1h54 de partida.

Esta foi a primeira vitória contra top 10 na temporada de Del Potro. Até então, o argentino havia perdido os quatro embates anteriores contra os primeiros do ranking ao longo deste ano. Ele também venceu Nishikori pela quinta vez em seis confrontos.

O adversário do argentino nas quartas é Novak Djokovic, que eliminou Del Potro em Acapulco e Indian Wells durante o mês de março. O sérvio lidera o retrospecto por 13 a 4 e perdeu pela última vez nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano passado.

Atual 34º do ranking mundial, Del Potro não tem pontos a defender nesta semana e está voltando ao top 30. O jogador de 28 anos pode até alcançar o 22º lugar em caso de título. A melhor marca da carreira foi a quarta colocação, obtida em janeiro de 2010.

Depois de conseguir uma quebra logo no game de abertura, Del Potro administrava a vantagem. O argentino venceu 16 dos 19 pontos jogados com o primeiro serviço durante o set inicial, mas venceu só oito pontos em 21 possíveis com segundo saque. Nishikori teve seu primeiro break point no oitavo game e aproveitou a chance, mas voltaria a perder o serviço. Sacando para fechar o set, Delpo cometeu uma dupla-falta para ser quebrado pela segunda vez na partida.

O tiebreak começou favorável a Del Potro, firme do fundo de quadra, mas um winner de devolução do japonês empatou o placar de imediato. O peso do forehand do argentino forçou o erro do adversário e garantiu liderança por 3-1.

Mas Delpo saiu momentaneamente da disputa depois de prolongar a discussão sobre a marcação de um saque e errou duas bolas seguidas. Com o placar empatado por 4-4, o japonês jogou uma direita na rede e deixou o rival na confortável situação de precisar apenas confirmar seus dois saques para vencer o set, e foi o que ele fez.

O sul-americano teve games mais tranquilos durante o segundo set, muito por conta do melhor acerto de saque, que subiu de 48% para 70%. Assim, Delpo só precisou disputar oito pontos com o segundo saque e perdeu apenas sete pontos nos games de serviço. A única quebra aconteceu ainda no quarto game. O ex-top 5 chegou a ter um match point no serviço do rival, quando já liderava por 5/3, mas a vitória viria mesmo com seu oitavo ace na partida.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis