Notícias | Dia a dia
Nadal chega a histórico 10º título em Monte Carlo
23/04/2017 às 11h01

Nadal chega a 50 títulos sobre o saibro, recorde absoluto

Foto: ATP

Monte Carlo (Mônaco) - Com a esperada facilidade, Rafael Nadal se tornou neste domingo o primeiro tenista na Era Profissional a ganhar 10 vezes o mesmo torneio. Ele repetiu seu histórico domínio no saibro lento de Monte Carlo, ao derrotar sem qualquer dificuldade o também espanhol e canhoto Albert Ramos, com parciais de 6/1 e 6/3, em duelo de apenas 74 minutos. De quebra, embolsou 820 mil euros.

A façanha deste domingo dá outros números incríveis a Nadal. Ele chega ao 50º troféu sobre o saibro em 70 já levantados na carreira e agora é o recordista absoluto sobre a superfície, deixando para trás o argentino Guillermo Vilas. Também atinge o 20º Masters sobre o saibro de sua coleção de 29 desse quilate, ficando apenas um atrás de Novak Djokovic na contagem geral.

Depois de três vices na quadra dura desde janeiro, Nadal fatura seu primeiro troféu em exatos 12 meses e com isso retornará ao quinto lugar do ranking nesta segunda-feira. Ele pode repetir o rol incrível de 10 títulos numa mesma competição em Barcelona, já na próxima semana, e se candidata ao mesmo feito em Roland Garros, que começa no final de maio.

A decisão deste domingo contra Ramos, jogador de 29 anos que disputou sua primeira final de Masters após eliminar na semana o número 1 Andy Murray, não teve sustos nem emoções. Ramos ganhou um único game no primeiro set, e ainda assim teve de sair de 0-40 no seu serviço. Mais veloz, mais forte e mais experiente, Nadal dominou totalmente as ações frente um adversário que tem na regularidade e paciência seus maiores trunfos.

Ramos conseguiu manter seus dois primeiros games de serviço no começo do segundo set com a ideia de alongar mais os pontos. Porém os erros vieram no quinto game e a quebra foi inevitável. Não conseguiu mais se recuperar ainda que tenha aberto 0-30 no oitavo game. Aos 29 anos, Ramos disputou sua primeira final de Masters e com isso aparecerá em inédito 19º lugar do ranking nesta segunda-feira.

Nadal manteve assim a sina de jamais ter perdido para outro espanhol numa final de nível ATP, chegando a 15 consecutivas. Em Monte Carlo, ele já havia derrotado David Ferrer e Fernando Verdasco. Esta foi sua 11ª final no Principado, tendo perdido a decisão de 2013 para Djokovic. No saibro, ganhou incríveis 50 de 58 decisões já disputadas.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis