Notícias | Dia a dia
Tcheca vence a 8ª seguida e conquista WTA aos 17
16/04/2017 às 11h54

A jovem tcheca Marketa Vondrousova disputava apenas seu segundo torneio na chave principal

Foto: Divulgação

Bienne (Suíça) - Em uma semana perfeita, a tcheca Marketa Vondrousova comemorou seu primeiro título na elite do circuito feminino. A canhota de apenas 17 anos conquistou o WTA de Bienne, disputado em quadras duras e cobertas, ao vencer a final contra a estoniana Anett Kontaveit, 99ª do ranking por 6/4 e 7/6 (8-6) em 1h42 de partida.

Vinda do qualificatório, Vondrousova venceu oito jogos seguidos durante a semana e não perdeu sets durante a campanha na chave principal. A jovem tcheca é a terceira jogadora no ano a conquistar um torneio depois de passar pelo quali, juntando-se à belga Elise Mertens em Hobart e à australiana Ashleigh Barty em Kuala Lumpur.

Vondrousova também passa a ser a mais jovem campeã da temporada, superando a marca da russa Daria Kasatkina que conquistou Charleston na semana passada. A última jogadora de 17 anos a ganhar um WTA foi a croata Ana Konjuh, nascida em dezembro de 1997, que conquistou o torneio disputado na grama de Nottingham em junho de 2015.

Esta foi apenas a segunda chave principal de WTA que Vondrousova disputou na carreira, já que ela havia recebido convite para jogar o torneio de Praga no ano passado, chegando a avançar uma rodada. Se tivesse vencido logo em seu primeiro evento, ela entraria para uma lista que tem apenas seis nomes e cuja última atualização veio com Angelique Widjaja no ano de 2001, em Bali.

Atual número 233 do ranking, a canhota de 17 anos iniciou a temporada apenas no 374º lugar e chegará ao grupo das 120 melhores do mundo. A jovem tcheca faz uma temporada consistente em torneios de nível ITF, com dois títulos e outras duas finais. Ela só teve apenas quatro derrotas no ano, uma delas para Beatriz Haddad Maia, na cidade australiana de Clare.

Com o típico estilo de jogo tcheco, com um saque eficiente e potentes golpes do fundo de quadra, Vondrousova impôs um jogo agressivo desde os primeiros games. Kontaveit teve suas chances quando pôde atacar nas devoluções de segundo saque e criou oito break points na primeira parcial, mas a tcheca conseguiu sair ilesa às chances de quebra e aproveitou a oportunidade que teve no sétimo game.

Kontaveit começou o segundo set vencendo por 2/0, mas logo perdeu a vantagem. A estoniana vinha com games de serviço muito tranquilos e não teria mais o saque ameaçado, mas perdeu dois set points quando vencia por 6/5 e teve mais duas chances no tiebreak. Vondrousova foi mais firme do fundo, contou com erros da adversária e conqusitou o título em seu primeiro match point.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis