Notícias | Dia a dia
Querrey derruba Nadal e conquista Acapulco
05/03/2017 às 07h34

Querrey impediu que Nadal conquistasse seu terceiro título no México

Foto: Divulgação

Acapulco (México) - Ainda que a chave do ATP 500 de Acapulco contasse com cinco top 10, o título ficou com o 40º colocado Sam Querrey. O norte-americano de 29 anos pegou uma sequência duríssima durante a semana, mas conquistou o torneio após vencer Rafael Nadal na decisão por 6/3 e 7/6 (7-3) em 1h34. Agora vencedor de nove títulos no circuito, Querrey não conseguia um troféu de ATP 500 desde 2010, em Memphis.

A primeira vitória de Querrey em cinco partidas contra Nadal também encerra uma sequência invicta de 14 jogos do espanhol em Acapulco, já que Nadal foi bicampeão em 2005 e 2013, quando o torneio ainda era realizado no saibro.

Além disso, o resultado impediu que Nadal voltasse a conquistar um torneio em quadras duras. O último título neste tipo de piso veio em janeiro de 2014, em Doha. Desde então, o espanhol disputou 30 torneios no piso duro e chegou a seis finais.

Querrey também impôs a primeira derrota de Nadal para um norte-americano desde o Masters 1000 de Cincinnati em 2011, quando o espanhol havia caído para Mardy Fish nas quartas de final. Desde então, o Rei do Saibro venceu 16 jogos seguidos contra tenistas dos Estados Unidos.

Durante a campanha, o norte-americano passou por quatro jogadores do top 20 David Goffin, Dominic Thiem, Nick Kyrgios e Rafael Nadal, sendo que Thiem e Nadal estão entre os dez melhores. Para se ter uma ideia do quanto foi marcante a semana para Querrey, é a primeira vez que ele vence dois top 10 no mesmo torneio e ele havia perdido sete jogos seguidos contra top 20 depois de ter eliminado Novak Djokovic de Wimbledon no ano passado.

Em uma final disputada saque a saque, Querrey disparou 19 aces, sendo 13 deles só no segundo set. A única quebra da partida aconteceu ainda no oitavo game, quando Nadal fez uma dupla-falta e ainda sofreu com o peso de uma devolução. Um game mal jogado custou-lhe o primeiro set, em que anotou apenas quatro winners contra 14 do adversário.

Depois de ter perdido apenas quatro pontos em seu saque no set inicial, Querrey foi muito mais exigido na parcial seguinte e salvou seis break points, sendo cinco no mesmo game, enquanto Nadal mantinha seu saque sem sustos. Já no tiebreak, o americano foi firme no serviço e conseguiu dois pontos seguidos na devolução para conquistar o nono título da carreira.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis