Notícias | Dia a dia | Australian Open
Federer não vencia Nadal em Slam há quase 10 anos
29/01/2017 às 12h21

Última vitória de Federer em Grand Slam sobre Nadal foi na final de Wimbledon de 2007

Foto: Arquivo

Melbourne (Austrália) - Embora tivesse levado a melhor no duelo mais recente com o espanhol Rafael Nadal, na decisão do ATP 500 da Basileia, em 2015, o suíço Roger Federer não vencia o clássico contra o canhoto de Mallorca em Grand Slam há quase 10 anos. Seu último triunfo fora na final de Wimbledon de 2007.

Depois disso, Nadal dominou os encontros seguintes e encaminhou uma sequência de sete vitórias sobre o suíço nos quatro principais torneios do circuito. A primeira delas foi na final de Roland Garros em 2008, ano em que o espanhol também bateu Federer na decisão de Wimbledon. 

Antes de vencer o embate deste domingo, Federer havia perdido os últimos três contra Nadal no Australian Open: o primeiro deles na final de 2009, o seguinte na semifinal de 2012 e o mais recente também na semifinal, só que em 2014.

Para completar a lista das sete vitórias seguidas de Nadal contra o suíço também há o triunfo conquistado na final de Roland Garros de 2011. Neste mesmo período, fora dos Slam, Federer também não se deu bem, acumulando nove derrotas e seis vitórias. 

O confronto entre Nadal e Federer é o terceiro que mais se repetiu nos Grand Slam, atrás apenas dos duelos entre o espanhol e Novak Djokovic, o segundo da lista (com 13) e do suíço com o sérvio (15). Apesar da derrota em Melbourne nesta final, o canhoto de Mallorca ainda tem confortável vantagem de 9 a 3.

Comentários