Notícias | Dia a dia | US Open
Pliskova brilha na semi e Serena perde a liderança
08/09/2016 às 21h50

Pliskova é a oitava mulher a vencer Venus e Serena no mesmo torneio

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - Logo na primeira semifinal de Grand Slam da carreira, Karolina Pliskova conseguiu a façanha de derrubar Serena Williams no Arthur Ashe Stadium. A tcheca de 24 anos e número 11 do mundo garantiu vaga na final do US Open com uma incontestável vitória por 6/2 e 7/6 (7-5) em 1h29 de partida.

Esta é a 11ª vitória consecutiva para Pliskova, que vem de título em Cincinnati. Ela é apenas a oitava mulher a conseguir a façanha de derrotar Venus e Serena Williams no mesmo torneio, sendo que apenas Martina Hingis, Justine Henin e Kim Clijsters conseguiram a façanha em Grand Slam.

A vitória tcheca também põe fim à sequência de 186 semanas de Serena como número 1 do mundo. A americana fica exatamente com a mesma marca estabelecida pela antiga recordista Steffi Graf. A partir de segunda-feira, a nova líder do ranking será Angelique Kerber.

Curiosamente, Pliskova tirou de Kerber a possibilidade de ser número 1 há três semanas na final de Cincinnati. Elas podem se reencontra na final, caso a alemã derrote Caroline Wozniacki no segundo jogo desta quinta-feira. A tcheca tem três vitórias e quatro derrotas contra Kerber e perdeu os três duelos anteriores diante de Wozniacki.

Já era anunciado um duelo de saques, com as duas recordistas de aces no ano, 439 para Pliskova e 320 de Serena, que disputou menos partidas. A americana começou confirmando de zero, mas em seu segundo game de serviço sentiu as devoluções da rival voltarem com o mesmo peso e sofreu sua primeira quebra.

A número 1 do mundo saiu de um break point no quinto game com ótimos saques e depois Pliskova saiu ilesa de duas duplas-faltas. A tcheca voltaria a quebrar e terminou o set com 10 a 5 nos winners e só oito pontos perdidos no saque e só dois com primeiro serviço.

A situação ficou perigosa para Serena quebrou no quinto game do segundo set, mas o empate foi obtido na sequência. A tcheca lidou bem com a pressão quando sacou perdendo por 5/4 e 6/5. A definição ficou para o tiebreak, em que Pliskova largou com 3-0, mas perdeu quatro pontos seguidos. Serena permitiu o empate ao cometer uma dupla-falta. Com o tiebreak empatado por 5-5, Pliskova forçou o erro da americana que foi destronada com mais uma dupla-falta.

Comentários