Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Muguruza frustra Serena e vence seu primeiro Slam
às 12h03

Muguruza teve sua revanche da final de Wimbledon-2015

Foto: Divulgação

Paris (França) - Não foi neste sábado que a norte-americana Serena Williams conseguiu igualar a marca de 22 títulos de Grand Slam da alemã Steffi Graf. Na final de Roland Garros, a número 1 do mundo parou diante de uma inspirada Garbiñe Muguruza, que bateu mais forte na bola, venceu em sets diretos, com parciais de 7/5 e 6/3, e se tornou a primeira espanhola a triunfar em Paris desde 1998.

Curiosamente, o último título espanhol no torneio havia acontecido também em uma final envolvendo representantes da Espanha e dos Estados Unidos. Há 18 anos, Arantxa Sánchez Vicario bateu a norte-americana Monica Seles na decisão e levou a taça para o seu país. 

A conquista de Muguruza é a maior de sua carreira e lhe renderá também seu melhor ranking, alcançando a vice-liderança da WTA, atrás apenas de Serena. Além dos louros da vitória, a espanhola levará para casa uma merecida e vultosa premiação pelo titulo no saibro parisiense, faturando 2 milhões de euros. Serena não deixa o torneio de mãos abanando e leva 1 milhão.

Em sua terceira tentativa de igualar a marca de 22 Slam de Graf, a norte-americana novamente chegou bem perto. Desde que chegou aos 21 títulos, ela foi semifinalista no US Open do ano passado e nesta temporada perdeu as finais em Paris e na Austrália, amargando pela primeira vez dois vices seguidos nos quatro principais torneios do circuito.

Disputando sua segunda final de Grand Slam, a espanhola havia perdido justamente de Serena no ano passado em Wimbledon, dando o troco desta vez. Esta foi a sua segunda vitória em cinco duelos com a número 1 do mundo, todos nos quatro maiores torneios do circuito, sendo que ambos os triunfos vieram em Roland Garros (2014 e 2016).

O jogo foi bastante parelho e as parciais foram definidas nos detalhes. No primeiro set, Muguruza anotou uma quebra no quinto game, mas não a sustentou até o fim e viu o placar voltar a ficar igual em 4/4. Serena vacilou no 11º game e foi quebrada novamente, no game seguinte teve dois break-points para se salvar, não aproveitou um sequer e acabou perdendo o set. 

A segunda parcial começou com três quebras seguidas e vantagem para a espanhola, que abriu 3/1 na sequência. Muguruza foi firme, administrou a vantagem até o fim e mesmo depois de ter perdido quatro match-points no saque de Serena, no nono game, manteve a calma e sacou em seguida para fetejar sua conquista inédita.

Comentários