fiogf49gjkf0d
Andrey Rublev, Fernando Verdasco, Fabio Fognini, Norbert Gombos, ATP 500 de BarcelonaCopa Davis" /> fiogf49gjkf0d Andrey Rublev, Fernando Verdasco, Fabio Fognini, Norbert Gombos, ATP 500 de BarcelonaCopa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Andrey Rublev, Fernando Verdasco, Fabio Fognini, Norbert Gombos, ATP 500 de Barcelonatênis" /> fiogf49gjkf0d 2015/estrangeiros_outros/rublev_usopenjuvenil14_espera_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2015/estrangeiros_outros/rublev_usopenjuvenil14_espera_int.jpg" />Barcelona (Espanha) - O ATP 500 de Barcelona viu a sua primeira grande surpresa na manhã desta terça-feira. O jovem russo Andrey Rublev, número 1 do mundo no ranking juvenil, estreou em um ATP no saibro e eliminou o experiente espanhol Fernando Verdasco, 37º do mundo e campeão do torneio em 2010, com parciais de 7/6 (7-4) e 6/3.
Rublev fez uma grande temporada como juvenil em 2014, incluindo o título de Roland Garros e as quartas do Australian Open e do US Open, e neste ano passou a tentar apenas torneios profissionais. O jogador de 17 anos obteve vitórias no Masters 1000 de Miami, no ATP 250 de Delray Beach e fez quartas de final em um challenger em Dallas.
Atual 329º da ATP, o russo ganhou quase 200 posições desde janeiro e com a vitória em Barcelona – apenas a 5ª em torneios de primeira linha – deve entrar no top 300. Para disputar seu primeiro grande torneio na terra batida, Rublev precisou passar o qualificatório, com vitórias sobre o holandês Jesse Huta Galung, 235º, e o eslovaco Norbert Gombos, 113º.
Rublev deu um susto em Verdasco logo no início, quebrando no primeiro game, mas não manteve a vantagem. O canhoto chegou a liderar por 5/2 e teve um set point no saque do juvenil no 10º game, mas não aproveitou. Mais agressivo, Rublev aproveitou erros de Verdasco e venceu o tiebreak.
Verdasco desperdiçou um break point no primeiro game do segundo set e não criou mais oportunidades no saque do rival. Com uma quebra no sexto game, Rublev fez 4/2 e depois sofreu para fechar o jogo. Sentindo a coxa esquerda, o russo começou a mancar, teve dois match points no saque do espanhol e, 3/5 e só confirmou no quarto match point que teve no saque, no game seguinte.
Seu próximo adversário será o italiano Fabio Fognini, 30º do mundo e cabeça de chave 13, em busca de vaga nas oitavas. O duelo acontece nesta quarta-feira.