fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
David Spearing, chapéu, Wimbledon Copa Davis" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
David Spearing, chapéu, Wimbledon Copa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
David Spearing, chapéu, Wimbledon tênis" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
2014/topspin/David Spearing_wimby_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
2014/topspin/David Spearing_wimby_int.jpg" />
Notícias | Top Spin
O britânico que ficou famoso por causa do chapéu
30/06/2014 às 16h50
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
2014/topspin/David Spearing_wimby_int.jpg" title="David Spearing, sempre no camarote dos jogadores." />

David Spearing, sempre no camarote dos jogadores.

Foto: Arquivo
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

Londres (Inglaterra) - David Spearing é uma figura conhecida dos fãs de Wimbledon. Há 16 anos, ele é visto por torcedores do mundo todo sentado na cadeira nº 7 do camarote dos jogadores na Quadra Central do All England Club. Ele é cumprimentado carinhosamente por todos. Seu nome é conhecido por poucos, mas sua imagem é famosa, destacada por seu inseparável chapéu preto de abas dobradas. Ele tem sido visto perto de Mirka Federer, Toni Nadal, Kim Sears (namorada de Andy Murray) nas transmissões da televisão. 

Em 2003, um popular comentarista irlandês perguntou a seus ouvintes quem era aquele homem e recebeu vários apelidos como resposta, entre eles, General Custer e Coronel ‘KFC’ Sanders. Assim começou a fama de Spearing, que mora desde 1968 em Abu Dhabi, onde é empresário da construção. Todo ano ele viaja para a Inglaterra e se hospeda na casa de amigos. 

Spearing tornou-se um dos 35 comissários honorários de Wimbledon em 1974. “Um amigo me convidou para tentar ser comissário e me pediram para cuidar de um adorável senhor de idade chamado Norman, por uma quinzena. Nós ficamos muito mais ocupados nos últimos 40 anos porque as coisas mudaram muito. Com o tempo, fui parar na Quadra Central”, conta ele em entrevista ao site da ATP. Atualmente, Spearing é um dos 200 comissários honorários de Wimbledon.

No começo, Spearing, que estudou na Universidade de Cambridge, não usava um chapéu. “Quando o sol refletia no telhado de zinco no velho placar, às vezes era difícil de assistir aos jogos, estando no camarote dos jogadores. Então, eu precisava de um chapéu e achei que seria divertido.” 

Inicialmente, ele usou um chapéu de abas largas. Mas depois de  seu terceiro ano, pediu a amigos do clube de Abu Dhabi, onde foi presidente, para procurarem por um outro chapéu. Até que um deles, apareceu com o atual modelo, na cor preta, que ele não queria usar, inicialmente. O resto é história agora. Spearing, de 78 anos, é o mais velho comissário honorário e é visto todas as manhãs, às 7h30, dando avisos na fila de entrada aos torcedores ou os orientando rumo a seus lugares. 

“Quando termino lá fora nas quadras, tenho tempo para um rápido café e vou para a área dos jogadores e para a Quadra Central para o primeiro jogo do dia. “Eu amo meu papel aqui.” 

Cada jogador tem direito a ter 19 convidados no seu camarote. “Kim (namorada de Murray) sempre chega mais cedo para dar uma olhada no camarote”, conta. Ao longo destes anos, Spearing conheceu muitas esposas, namoradas e técnicos de muitas estrelas do tênis. “Quando Barbra Streisand era namorada de Andre Agassi, ela veio um ano em 1993. Sempre fui um grande fã dela como cantora e atriz. Eu quis que Agassi ganhasse todos os seus jogos para que ela continuasse vindo.” 

Spearing também ficou encantado com a noiva de outra lenda do tênis. “Quando Pete Sampras estava noivo de Bridgette Wilson, eu não pude tirar meus olhos do seu grande anel de diamante.” 

Em 2013, Spearing tornou-se um membro da Ordem do Império Britânico por seus serviços aos negócios e à comunidade de seu país em Abu Dhabi. Apesar da idade, ele garante que vai continuar viajando dos Emirados Árabes Unidos para o All England Club nos próximos anos.

Últimas notícias
Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis
ProSpin
Wilson
Raquete Mania
Paulistana