Notícias > Dia a dia
A-  A+
'Não esperava por isso tão cedo', afirma Federer
16/07/2012 às 09h17

Londres (Inglaterra) - Depois de dois anos de espera, enfim o suíço Roger Federer atingiu o recorde absoluto de semanas como líder do ranking da Associação masculina. Nesta segunda-feira, ele atiingiu a marca de 287 e superou a marca do norte-americano Pete Sampras.

Federer reassumiu o posto ao conquistar seu sétimo troféu em Wimbledon, há oito dias, depois de tê-lo ocupado pela última vez em junho de 2010, quando foi superado pelo espanhol Rafael Nadal. Nesse período, chegou a cair para o quarto lugar.

"É realmente um sentimento incrível recuperar o número 1 do ranking", afirmou Federer. "Eu tinha estabelecido isso como uma meta para minha equipe, mas nunca imaginei que, com a qualidade do tênis de hoje, eu conseguisse isso tão rápido. Estou extremamente orgulhoso e honrado de ter superado a marca de Pete, que foi meu ídolo de infância".

Sampras deu os parabéns ao feito do suíço: "É um grande feito", afirmou o norte-americano. "A coisa mais difícil de se fazer no esporte é permanecer na ponta. Roger tem sido capaz de fazer isso com grande tênis e com durabilidade".

O presidente da ATP, Brad Drewett, também cumprimentou Federer: "Seus resultados nos 12 últimos meses é um privilégio para qualquer um que aprecie o tênis. Este recorde é algo que elevará ainda mais sua longa lista de feitos. Temos sorte de ter um dos maiores atletas de todos os tempos representando nosso esporte hoje".

A trajetória de Federer - O suíço assumiu a liderança do ranking no dia 2 de fevereiro de 2004, ao ganhar o Australian Open, então com 22 anos e cinco meses. Em agosto de 2008, completou a série de 237 semanas consecutivas na liderança, ao perder o posto para Nadal.

Ao longo de sua carreira, gahou 853 partidas e perdeu 192, com aproveitamento de 81,6%. Soma 75 troféus no circuito em 106 finais (70%), com a conquista de 17 Grand Slam, 20 Masters 1000 e seis ATP Finals.

comentariosCOMENTÁRIOS