Notícias > Dia a dia
A-  A+
Bellucci fecha o top 70 e a prévia de lista olímpica
21/05/2012 às 13h52

creditoPor Felipe Priante

Miami (EUA) - Mais uma vez o paulista Thomaz Bellucci amargou uma queda no ranking. Eliminado na estreia em Roma, nesta semana o número 1 do Brasil perdeu mais três colocações, mas mesmo assim conseguiu se manter dentro do top 70, embora no último posto nesta faixa da lista da ATP.

Além de permanecer entre os 70 primeiros do ranking, o canhoto de Tietê também fecha a prévia de lista dos classificados para as Olimpíadas. Dos 64 atletas da chave olímpica, 56 entram garantidos pelo ranking, sendo que não pode haver mais de quatro por país em simples. Por conta desta regra, Bellucci atualmente fica com a 56ª e última vaga para os Jogos de Londres.

Ele é beneficiado pelas ausências do sueco Robin Soderling e do norte-americano Mardy Fish, o primeiro ainda se recuperando de uma mononucleose, e o outro já comprometido com o ATP 500 de Washington, disputado na mesma semana das Olimpíadas. As ausências de seis espanhóis, quatro franceses e dois argentinos, cortados pelo excesso de compatriotas, também ajudaram o paulista.

De quebra seus três perseguidores mais próximos no ranking não podem lhe tirar a vaga olímpica, uma vez que entram na lista daqueles que excedem o número de representantes de seu país. São eles o norte-americano Sam Querrey, e os espanhóis Guillermo Garcia-Lopez e Ruben Ramirez Hidalgo.

Como a definição dos classificados para os Jogos de Londres será logo após Roland Garros, o canhoto de Tietê precisa ao menos tentar defender os 90 pontos referentes à terceira rodada alcançada no ano passado. Nesta semana, ele joga em Nice e com uma boa campanha pode conseguir pontos importantes para lhe deixar mais perto das Olimpíadas.

Entre os demais brasileiros, pouca coisa mudou neste ranking. O paulista João "Feijão" Souza segue como o segundo do país, na 118ª colocação, seguido cada vez mais de perto pelo também paulista Rogério Silva, que ganhou dois lugares e vem três postos atrás. Mais três paulistas fecham a lista de atletas nacionais entre os 200: Ricardo Mello (140º), Thiago Alves (148º) e Julio Silva (150º).

comentariosCOMENTÁRIOS