Instrução | Saúde
Materiais úteis para a raqueteira
Por Dr. Caio Pazziani
31/03/2011 às 14h20

Bem, amigos tenistas, neste mês iremos falar de um assunto diferente. Chega de doenças, chega de técnicas, iremos falar o que podemos levar de materiais na nossa raqueteira para a nossa prevenção ou até mesmo para minimizar uma pequena dor durante um jogo ou torneio.

Primeiro, vamos falar dos materiais de prevenção:

1º) Compre dois metros de uma faixa elástica de resistência intermediária. Com esses elásticos, pode se fazer exercícios para cotovelo, ombro, punho, em duas a três séries, com repetições de 10 a 15 vezes, com velocidade média para baixa. Sempre que possível, faça esses exercícios, em média, de uma hora a 30 minutos antes da partida.

2º) - Compre uma bolinha macia ou até mesmo uma bolinha murcha e aperte durante três séries de 1 minuto. Este exercício pode ser realizado com 1 a 2 horas de antecedência da partida ou até mesmo no caminho até o clube.

3º) Outro material que eu aconselho a utilizar é o "Powerball". Trata-se de um equipamento que gera uma força através da inércia de uma bola que gira dentro de si mesma. Este equipamento é utilizado para gerar uma propriocepção melhor da articulação do punho e do cotovelo, além de aquecer a musculatura do braço. Este exercício pode ser feito com até uma hora de antecedência do jogo, por um período de no máximo 5 minutos, com intervalos de 1 min X 1 min.

Agora, para a intervenção em algum pequeno incômodo durante a partida, vale a dica:

1º) Um spray chamado "Icy hot". Sei que é difícil de encontrar, mas aproveite quando for aos EUA ou peça quando algum amigo viajar. É superfácil de encontrar nos EUA. Este spray causa uma sensação de gelo e, após, uma sensação de calor. É muito utilizado para o tratamento de um pequeno incomodo.

Caso não encontre este spray, vale a pena o ICY Spray,  que é um gelo em spray, ótimo para o tratamento de traumas diretos.

2º) Sempre vale a pena ter um rolo de esparadrapo dentro da raqueteira. Pode ser utilizado em um mecanismo de bandagem ou até mesmo para prender algo que esteja incomodando.

Estes materiais simples podem ajudá-lo em um momento inoportuno. Realize os exercícios propostos para evitar uma lesão no decorrer do jogo. Fica a dica, sempre com o nosso lema: nunca jogue com dor; sempre procure um serviço especializado.

Dr. Caio Pazziani - Fisioterapeuta especializado em atendimento de tenistas com formação em Biomecânica e atuação Internacional em torneios da ITF.
Maiores informações (11) 96365.8137
Twitter - @cpazziani
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c.pazziani@hotmail.com
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