Instrução | Saúde
Como cuidar das bolhas nos pés
Por Dr. Caio Pazziani
20/09/2010 às 14h20
instrucao/fisioterapia/bolha_nadal.jpg

Veja como proteger as bolhas


Foto: Arquivo

Olá amigos tenistas

No artigo deste mês, iremos explicar sobre as bolhas nos pés, um problema que, acredito, a grande maioria de nós já sofreu um pouco com isso e tem sido muito frequente em partidas do circuito profissional.

Bom o que são as bolhas? A maioria das bolhas nos pés resulta da reação da pele a um determinado tipo de atrito - seja com o calçado ou meia.

Com o atrito, a epiderme se descola da derme e sobe. O espaço é preenchido por um líquido que escapa dos vasos da derme e, se for incolor, ajuda na cicatrização. Esse atrito também está associado a descarga de peso nos pés.

A causa das bolhas pode ser por uma utilização de um calçado "novo" ou com um sistema de amortecimento ruim ou ainda por uso de meia inapropriada. Outros fatores que podem aumentar os riscos de lesão é jogar em pisos muito duros, sobre uma temperatura muito alta e por um longo período de tempo.

BolhaVão portanto algumas dicas:
- Nunca fure uma bolha, pois a derme ficará exposta e o local estará sob risco de infecção.
- Utilize calçados apropriado para a prática do nosso esporte.
- Procure não utilizar calçados muito apertados ou muito folgados.
- Caso a bolha esteja instalada, procure realizar um curativo (veja figura 1) e fixe com uma fita adesiva transparente e não absorvível, como a Transpore da 3M

Para os tenistas que sofrem desde enorme e chato problema, sempre indico a confecção de palmilhas especifica produzida com o molde exclusivo para cada um. Pode-se também ser submetido a um exame moderno chamado baropodometria. Esse sistema de confecção e de abordagem é semelhante ao adotado pela USTA e pelos atletas profissionais. 

Bom amigos, em primeira mão: agora todas as nossas matérias estão em parceria com a USTA. Parabéns a todos nós, sempre trazendo o que há de mais novo e proporcionando o que há mais de moderno para os tenistas do Brasil.

Dr. Caio Pazziani - Fisioterapeuta especializado em atendimento de tenistas com formação em Biomecânica e atuação Internacional em torneios da ITF.
Maiores informações (11) 96365.8137
Twitter - @cpazziani
Fan Facebook Page - Equipe de Fisioterapia Esportiva Caio Pazziani

c.pazziani@hotmail.com
Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis