Instrução | Equipamento
Guia de calçados para tênis. Confira!
Por Fabrizio Tivolli
18/09/2009 às 14h20
instrucao/equipamento/tenis_yonex306_int_instr.jpg

Com a excelente repercussão do guia de cordas para raquetes, que nos ajudou na escolha do tipo de material mais apropriado ao nosso jogo, levando-se em consideração tecnologias, jogabilidade e características gerais, decidimos criar um novo guia de um item que vem (acertadamente) tendo cada vez mais interesse por parte dos tenistas: o calçado. Nas primeiras matérias da coluna, foi escrito um texto sobre os calçados e sua importância, que é leitura obrigatória para aqueles que procuram entender de maneira mais eficiente sobre mais este equipamento imprescindível em quadra.

Separei por "famílias" muitos dos melhores calçados existentes atualmente no mercado, reconhecidos por centenas de profissionais e amadores, que são: calçados para conforto, calçados para durabilidade, calçados com bom custo x benefício e calçados básicos. Especificarei ao lado de cada um o tipo de quadra em que seu rendimento é mais apropriado.

Calçados para conforto: Nós, tenistas, comumente sofremos principalmente com partes do corpo como os joelhos e, acreditem, o calçado tem grande responsabilidade em ajudar não apenas o joelho, mas também o calcanhar, tornozelo, coluna, etc. Quando ganhamos em conforto, infelizmente perdemos em durabilidade. Mas isso é muito relativo, pois depende de qual piso, como e quantas vezes se usará o calçado. O ideal é ter na cabeça qual prioridade seguir. Em minha opinião, o conforto é sempre a melhor opção e não significa que o calçado durará pouco.

Asics Gel Resolution: este tênis já tem diversas gerações e é muito conhecido entre os profissionais, que podem optar por qual marca usar (muitos não podem, por conta do patrocínio). Possui a mesma tecnologia de amortecimento dos calçados de corrida da Asics (um dos melhores do mundo) e tecnologia na entresola do calçado, que molda o tênis ao formato de seu pé. Ideal para todos os tipos de superfície.

Yonex SHT 306: usado por Nalbandian, Hewitt, Bellucci, entre outros, é um dos tênis mais leves do mercado, com amortecimento em <i>cushion</i> em todo o solado, que mesmo com o desgaste natural, mantém o tênis com amortecimento. Particularmente, não indico para tenistas muito pesados por uma questão de estabilidade (tenistas com porte físicos avantajados precisam de um tênis menos leve e mais robusto). Ideal para todos os tipos de superfície, disponível no modelo CLX (apenas para saibro). Existem modelos da Yonex para mulheres.

Adidas Feather IV: com ventilação 360 graus e extremamente leve, este calçado é ideal para quadras de saibro. Seu solado é desenhado e projetado para este tipo de piso, mas pode até usar em quadra dura, mas a durabilidade fica comprometida.

Lacoste Repel: tênis mais baixo, amortecimento em todo o solado e boa estabilidade. Possui em seu solado pontos de giro (para saibro), mas é ideal para qualquer tipo de superfície e disponível no feminino.

Calçados para durabilidade: como foi dito anteriormente, quando se ganha em durabilidade, perde-se um pouco em conforto, porém isso não significa que estes calçados não tenham conforto, apesar de não serem os mais confortáveis.

K Swiss Stabilor: reúne as melhores tecnologias da marca, é bem estável, robusto e seu solado tem boa durabilidade, principalmente em quadras rápidas.

Babolat Propulse II: usado por Andy Roddick, tem solado com pneu Michelin, que garante boa durabilidade. Sua nova versão possui duas tiras com velcro, uma no calcanhar e uma no peito do pé, o que o deixa com uma grande estabilidade. Seu solado foi desenhado de maneira a ajudar na movimentação do tenista em quadra, daí seu nome. Ideal para quadras rápidas e disponível no modelo feminino.

Adidas Barricade: dispensa apresentações, é um dos mais renomados calçados do esporte. Seu solado garante excelente durabilidade, talvez um pouco mais pesado que muitos modelos existentes, mas tem seu conforto. O solado possui ponto de giro para o saibro, mas pode ser usado em qualquer superfície e está disponível no modelo feminino.

Calçados "Custo x benefício": esta linha de tênis muitas vezes reúne as melhores tecnologias de cada marca, muito embora também possa possuir boas tecnologias sem ser as melhores. De qualquer maneira, são excelentes calçados, com preços mais acessíveis. No geral, são ideais para todos os tipos de superfície e possuem boas tecnologias de amortecimento. Segue a lista:

Head Etreme, Prince T22, Yonex 107, Asics Gel Game, Wilson Trance all court, Babolat Team all court IV, Babolat Team Clay III(saibro), Adidas Tirand, etc.

Calçados Básicos: Esta linha é normalmente usada por tenistas que não procuram nada específico. Com um bom custo, oferecem durabilidade razoável, são no geral um pouco mais pesados e possuem pouco amortecimento. Este tipo de tênis é ideal para todos os tipos de superfície:

Nike Citycourt (unissex), Wilson Advantage, Babolat Drive (unissex), K Swis Reviere, Prince Smash, etc.

Existem outros modelos de tênis de grande qualidade e tecnologia, mas procurei comentar aqui os que conheço melhor, de preferência que já tenha usado pessoalmente em quadra (a grande maioria). Obviamente, as opiniões são muito pessoais e existem calçados, nesta lista ou não, que podem obter opiniões diferentes, de acordo com quem, onde e quando usará o calçado.

Grande abraço e até a próxima!

Fabrizio Tivolli foi o encordoador oficial do Brasil Open; atuando também em torneios estaduais e brasileiros. Formado em encordoamento e análise técnica de raquetes por Lucién Nogues na convenção Babolat. É técnico e consultor de equipamentos tenísticos; encordoador e proprietário da Tivolli Sports; de Alphaville. Escrevendo sobre equipamentos também para a Federação Paulista. Encordoador oficial do Australian Open 2017.

fabrizio@tivollisports.com.br
Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis