Instrução | Equipamento
Equipamentos e acessórios que são perfeitos presentes de Natal
Por Fabrizio Tivolli
08/12/2008 às 14h20
instrucao/equipamento/raquete_head_crossbow_instr.jpg

Amigos, 2008 está acabando e para aqueles que acompanham a área de instrução do Tenisbrasil, foi um ano de muito aprendizado, com artigos extremamente interessantes em todas as áreas. No meu caso, com os equipamentos, acredito que puderam conhecer melhor muito dos particularidades dos produtos e, como estamos em dezembro, perto do Natal, nada melhor do que usar as informações aprendidas na aquisição de novos produtos. Por isso, fiz uma lista com ótimas sugestões de produtos com o que há de melhor e mais novo no mundo dos equipamentos tenísticos.

Para as raquetes, temos lançamentos para todos os níveis de batida, esbanjando tecnologia. Como destaque, temos uma edição limitada da Pro Kennex, o modelo Square, ideal para tenistas de swing médio para longo, com batida mais "chapada". Por ter a borda um pouco mais larga, este modelo vem com a tecnologia Knetic, que reduz sensivelmente as vibrações nocivas ao braço do tenista.

Para jogadores de swing curto, que necessitam de uma raquete que solte mais a bola, com menor esforço do braço, a Head lançou a "Cross Bow", que além de materiais inovadores, possui uma tecnologia que permite ao "coração" da raquete ficar "solto", podendo, ao contato com a bola, se movimentar milimétricamente, para aumentar a área de batida, ampliando o tempo de contato com a bola e gerando muito mais potência.

Para os tenistas de batida mais agressiva, temos a raquete de David Ferrer, a Prince Vendetta, que é praticamente uma reedição da raquete de Patrick Rafter, com tungstênio em sua liga de materiais. Para os tenistas de swing longo, a Volkl lançou a "Power Bridge 10", modelo de extremo controle, com menor vibração, além de maior potência gerada pela tecnologia de estreitar parte do coração da raquete. Dentro de alguns dias, vocês também poderão conhecer a nova linha de raquetes da Adidas, que está voltando ao mercado com modelos muito interessantes como a raquete Adidas Barricade, de extrema versatilidade, ou a Barricade Tour, para tenistas competitivos.

As mulheres foram muito lembradas este ano. A Prince tem uma linha exclusiva de raquetes, com predominância da cor rosa: existem raquetes a partir de 5 anos até o adulto, nessa cor, e muitas delas vêm acompanhadas de pôster da Sharapova. Vale a pena.

Para os calçados, temos o novo Babolat Propulse, usado por Andy Roddick, cujo desenho do solado foi projetado para proporcionar ao tenista maior mobilidade em quadra. O tênis Lacoste Repel, para jogadores que buscam conforto e o alto padrão de qualidade e exclusividade da marca.O modelo da Asics "Gel Resolution" tem exatamente o mesmo amortecimento que os calçados de corrida em Gel, o que garante um conforto excelente. Este calçado possui, também, uma tecnologia que é uma "memória", com o calçado "abraçando" os pés e se moldando a cada um. A versão feminina do tênis do Nadal, o "Breath Cage" Feminino, é a opção de conforto para as mulheres, pois possui amortecimento em "Air" e a língua do calçado é acoplada no próprio tênis, proporcionando maior segurança. Já os modelos da K Swiss, como o Stabilor, garantem maior durabilidade e segurança por conta de suas técnologias reunidas levando o nome de 7.0.

As novidades em bolsas e raqueteiras ficam por conta da edição limitada da Wilson, a raqueteira de Federer, branca, térmica (ajuda a manter a tensão das cordas) e com a bandeira da Suiça. Outra ótima opção é a raqueteira preta com dourado que Novak Djokovic usa. A Head acaba de lançar a nova linha de raqueteiras que tenistas como Safin, Gasquet, Murray, entre outros, já estão usando e usarão em 2009: a Extreme Combi New e a Radical Combi New.

Para as cordas e acessórios, a Gamma acaba de lançar uma corda inovadora: a Zo Tour, que é uma corda de nível competitivo (monofilamento), que normalmente não traz conforto, porém a novidade é a construção da corda: existem 6 núcleos em seu interior que proporcionam maior maciez, característica essa, nunca vista em uma corda em monofilamento. Para os amantes do conforto, a maior novidade fica por conta da corda Yonex 880 Ti, de extrema elasticidade, auxiliando na potência e com milhares de filamentos em sua construção, ajudando no combate ao tennis elbow. Para quem quiser surpreender, existe um novo acessório que tem se mostrado de grande valia para os tenistas: trata-se do "Power ball", equipamento que ajuda a fortalecer desde os dedos das mãos até os ombros. É uma esfera que é ativada com uma "orda", que quanto mais é girada, mais pesada fica. Este equipamento é usado por astronautas no espaço, para terem uma idéia!

Como podem ver, há uma série de novidades que podem ser aproveitadas por quem está em dúvida sobre qual presente dar. E todos sabemos que tenista sempre está interessado nas novidades que estão ao seu dispor. Aproveitem!

No próximo ano, voltaremos com matérias, desta vez abordando mais a fundo determinadas áreas dos equipamentos. Sugestões serão bem vindas! Grande abraço e ótimo 2009, repleto de paz, saúde e tênis a todos.

Fabrizio Tivolli foi o encordoador oficial do Brasil Open; atuando também em torneios estaduais e brasileiros. Formado em encordoamento e análise técnica de raquetes por Lucién Nogues na convenção Babolat. É técnico e consultor de equipamentos tenísticos; encordoador e proprietário da Tivolli Sports; de Alphaville. Escrevendo sobre equipamentos também para a Federação Paulista. Encordoador oficial do Australian Open 2017.

fabrizio@tivollisports.com.br
Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis