Instrução | Equipamento
A importância dos equipamentos para potencializar seu jogo
Por Fabrizio Tivolli
17/07/2007 às 14h20
instrucao/fotos_destaques/raquete_instr.jpg

O tênis é o segundo esporte no mundo de maior nível técnico, atrás apenas do golfe. Por se tratar de um esporte tão competitivo, faz com que pequenos detalhes muitas vezes influenciem diretamente no resultado do jogo e não seria exagero afirmar que são inúmeras vezes determinantes para obtermos resultados satisfatórios ou não. Por isso uma área que tem uma capacidade enorme de minimizar ou maximizar seu rendimento do jogo merece muita atenção: o equipamento do tenista.

Ao analisarmos tenistas de uma mesma categoria técnica, podemos levantar três fatores principais que os diferenciam: o psicológico, o aspecto físico e o equipamento. Me atrevo a dizer que nenhum desses três fatores é menos importante que o outro, pois vejo que cada um desses aspectos tem uma estreita ligação entre si pois, se o tenista acha que sua corda está para arrebentar, vai ficar pensando nisso durante o jogo, afetando a parte psicológica. Ou se o tenista estiver usando uma raquete que necessite chegar melhor em todas as bolas, exigirá por conseqüência muito mais da parte física e assim por diante.

Como podemos ver, o equipamento é parte do jogo do tenista, algo que pode definir características de jogo muito maiores do que imaginamos. Nesse caso, precisamos acumular informações para fazer nosso equipamento ser um aliado e não um vilão. E não falo apenas de raquetes e cordas. Um calçado inapropriado, ou até mesmo um calçado para superfície rápida sendo utilizado no saibro, pode atrapalhar muito, assim como a falta de um bom grip pode evitar que o tenista encontre a empunhadura ideal ao virar de um forehand para um backhand. Imagine você devolvendo um saque com 40/30 e um pingo de suor cai nos seus olhos bem na hora do contato!?!?!

Neste primeiro texto, minha preocupação é frisar o quanto o equipamento pode nos ajudar. Neste momento, certamente em algum lugar do mundo há algum engenheiro sentado pesquisando alguma nova tecnologia que muito ajudará em nosso jogo. Nesta área dos equipamentos, acreditem, todas as informações são importantes e tudo faz diferença. Do mesmo jeito que alguns equipamentos podem atrapalhar, também podem contribuir, e muito.

Neste espaço, a cada 15 dias, traremos dicas e responderemos a dúvidas sobre  raquetes, cordas, tensão das cordas, máquinas de encordoamento, balanceamento de raquetes, calçados, acessórios, bolas e tudo que o mercado do tênis oferece. Mandem também suas perguntas. Terei imenso prazer em responder a todas e alcançar nosso objetivo que é aproveitar da melhor maneira possível os benefícios que os equipamentos tenísticos podem nos trazer!

Fabrizio Tivolli foi o encordoador oficial do Brasil Open; atuando também em torneios estaduais e brasileiros. Formado em encordoamento e análise técnica de raquetes por Lucién Nogues na convenção Babolat. É técnico e consultor de equipamentos tenísticos; encordoador e proprietário da Tivolli Sports; de Alphaville. Escrevendo sobre equipamentos também para a Federação Paulista. Encordoador oficial do Australian Open 2017.

fabrizio@tivollisports.com.br
Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis