Instrução | Infantil
Como o novo sistema Play and Stay pode melhorar seu jogo
Por Suzana Silva
12/02/2010 às 14h20

A Federação Internacional de Tênis, atenta ao movimento dos tenistas na direção desta ou de outra forma de lazer, percebeu que muitas pessoas que começavam a jogar tênis acabavam parando depois de algum tempo.

Ver um tenista profissional em ação, ter um ídolo esportivo do próprio país, quadras públicas à disposição, tudo isso influi para que alguém decida dar suas primeiras raquetadas.  Mas a permanência no esporte depende de mais alguns fatores.  Quais?

Os leitores deste site provavelmente já foram mordidos pelo "bichinho" do tênis e possuem um mínimo de controle, ou seja, já passaram da fase de "furar" bolas e de usar muito mais tempo pegando bolas perdidas do que efetivamente rebatendo-as.  E o começo?  Foi fácil?

Neste mundo moderno, tecnológico e rápido em que vivemos, são poucas as pessoas que dispõe de paciência e de tempo para aprender um jogo novo e se divertir.  Normalmente usam apenas os dedinhos num joystick ou num teclado e está valendo. 
Tênis?  "Ah, é muito difícil", "Não tenho coordenação para jogos com bola", "Eu a uma raquete não poderemos nos dar bem nunca!", são desculpas comuns para manter as pessoas longe do esporte branco.

E, quando conseguem começar?  Após três meses de infrutíferas tentativas para controlar a bolinha, desistem e partem para esportes ou atividades físicas mais fáceis, e que promovem ganhos em condicionamento físico: corrida, futebol, voleibol, Pilates, e todas as modalidades de fitness.

Respondendo à pergunta do início deste artigo, o sistema Play and Stay é um fator de peso para influenciar a permanência das pessoas no tênis por mais tempo.  O slogan do programa: "Saque, jogue e pontue" já diz tudo: é preciso que o tênis seja encarado em sua essência, ou seja, como um jogo, desde o dia 1. Esta é o segredo da coisa.

As trocas de bola permitidas pelo sistema Play and Stay são o "pulo do gato": mais bola em jogo, mais deslocamentos por mais tempo, e como conseqüência mais condicionamento físico aeróbico.  Mas, que raio de negócio é isso do Play and Stay?

É tão simples e óbvio que pensamos: como não tive esta idéia antes?  O sistema Play and Stay usa bolas mais lentas, em espaços reduzidos, aumentando as chances de pessoas - com ou sem experiência esportiva anterior - conseguirem trocar mais bolas!  Todo o sistema é baseado neste princípio de facilitar o aprendizado: há quatro velocidades de bola e três tamanhos de quadra progressivos em dificuldade (veja quadro).

Com a bola mais lenta (vermelha, 25% da velocidade da bola normal), no espaço aproximado da área de saque, iniciantes de todas as idades conseguem trocar muitas bolas, desde o primeiro dia.  E a idéia central do sistema fica garantida (saque jogue e pontue desde a primeira aula!).

Conforme o praticante evolui, pode-se aumentar o tamanho da quadra e a velocidade da bola.  Um professor de tênis familiarizado com o sistema poderá ajudar nessa transição.  O importante é que seja mantida a possibilidade de trocas de bola, com domínio pelos praticantes.  É outra coisa praticar com amigos usando a bola correta para o nível de habilidade!

Professores antenados já usam bolas mais lentas em suas aulas de adultos e crianças iniciantes  há algum tempo (aqui no Brasil são fabricadas aquelas bolas com menor pressão, normalmente de duas cores), porque perceberam que além de permitir maiores trocas de bola e a sensação do jogo, também contribuem para o aprendizado mais rápido da técnica.  Explico: mais lentas, permitem que o aluno acerte melhor a percepção do tempo da bola e acione a preparação do golpe, fundamental para o contato firme e à frente do corpo.

Mas, atenção: as duas cores dessas bolas antigas nada têm a ver com as bolas do Play and Stay.  As bolas oficiais do sistema possuem indicação no tubo ou no invólucro indicando Vermelha - Laranja - Verde.  As bolas de duas cores nacionais seriam intermediárias entre a vermelha e a laranja, aproximadamente.

Para saber mais, entre no site da CBT (www.cbtenis.com.br).  Lá, além do link para o site do sistema (www.tennisplayandstay.com), você ainda pode acompanhar a aplicação disso tudo nas competições nacionais até 10 anos.
Lembrando: o sistema facilita o aprendizado para adultos e crianças.

Nos próximos artigos, mais dicas sobre o que o sistema Play and Stay pode fazer pelo seu jogo!

 

Você tem mais perguntas? Nós temos muitas respostas e mais perguntas...
O e-mail da Suzana é contato@suzanasilvapromocoes.com.br, fique à vontade.

Suzana Silva Promoções/Caminhos divertidos para o bem estar
Nossa bola oficial é Wilson
(11) 3167-7863

contato@suzanasilvapromocoes.com.br
Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis