Instrução | Infantil
Forehand: o lado dominante comanda o jogo
Por Suzana Silva
09/05/2007 às 14h20
instrucao/fotos_destaques/20070212_sauipe_dir_jump_int_instr.jpg

arquivo

Neste segundo artigo da série sobre tênis infantil damos dicas de jogos simples e divertidos que podem ser realizados entre pais e filhos ou entre professores e alunos, para estimular o desenvolvimento do forehand.

O forehand (do inglês, significa golpear a bola com a frente ou palma da mão dominante voltada para a rede) é o golpe mais usado no tênis e aquele que permite ao iniciante ter logo a sensação de jogar. Por isso, num programa de aulas, é o primeiro a ser ensinado.

Se você pretende ajudar seu filho ou pupilo a acertar mais bolas golpeadas pelo lado dominante, lembre-se de que ele está aprendendo um jogo, portanto, quanto mais divertido e parecido com um jogo for o exercício, mais ele vai gostar.

Outra recomendação: se você é pai ou mãe, evite corrigir muito a criança. Se perceber erros na execução do golpe, comente com o professor, que fará os ajustes necessários durante a aula. O que você quer é colaborar no processo de desenvolvimento de seu filho, acima de tudo vivendo bons momentos juntos. E lembre-se: as crianças não se desenvolvem no mesmo ritmo. Respeite-as, procurando estimular e encorajar, sempre.

5, 6, 7 anos: Para crianças pequenas, todas as brincadeiras de familiarização com raquetes e bolinhas estão valendo, pois elas estão desenvolvendo principalmente a coordenação motora geral e a capacidade de ordenar movimentos corporais com o que seus olhos percebem da trajetória de uma bola.

O brasileiro gosta de brincar com bolas de todos os tamanhos e faz sentido brincar primeiro com bolas maiores e mais lentas antes de brincar com bolinhas de tênis. Para estimular o forehand entre os pequenos, experimente este jogo de tênis com as mãos: faça de conta que as duas áreas de saque do mesmo lado da rede formam uma quadrinha, com a linha central no lugar da rede. Segure uma bolinha de tênis com as duas mãos em concha e passe-a para o outro lado, por cima da linha. A bola só pode quicar uma vez. Seu filho recebe a bola também com as duas mãos e passa-a para o outro lado. A contagem pode ser igual à do tênis: 15-30-40-game. Jogue um game, com revanche.

FACILITANDO: a bola pode quicar duas vezes de cada lado.
DIFICULTANDO: experimente fazer este jogo com raquete adequada.
DICA: bolas despressurizadas e bem coloridas facilitam o aprendizado.

8, 9, 10 anos: Se a sua filha já brincou anteriormente de tênis, nesta fase vai conseguir combinar deslocamentos com as rebatidas. Provavelmente ela já definiu com que mão vai segurar a raquete (é bom que ela saque com a mesma mão que realiza o forehand). Também é importante que ela empunhe a raquete de maneira confortável (a palma da mão e as cordas da raquete estarão alinhadas).

Experimente este jogo de videogame: coloque quatro tampinhas de tubo de bolas em cima da linha de duplas, em espaços iguais desde a rede até a linha de saque, e a raquete da sua filha no chão, entre a linha de simples e a linha central. Cada tampinha corresponderá a uma "fase" do videogame. Sua filha vai começar na tampinha mais próxima da rede e fazer o seguinte: saltar o corredor de duplas, correr, pegar sua raquete do chão e rebater com o forehand uma bola que você lançou com a mão por cima da rede. Quando conseguir, vai para a próxima "fase" ou tampinha, até que consiga vencer o desafio a partir das quatro tampinhas.

FACILITANDO: abaixar a altura da rede e lançar a bola mais próxima da criança.
DIFICULTANDO: colocar as tampinhas cada vez mais longe da rede e lançar a bola cada vez mais longe da criança.
DICA: esta brincadeira "pega fogo" se realizada com um grupo de crianças de mesmo nível de habilidade.

10, 11, 12 anos: O pensamento hipotético, que se manifesta completamente nesta fase, permite conversas sobre estratégias e táticas. Isto significa que ele vai entender quando você falar "afunde a bola, pois seu adversário terá menos ângulos para te atacar". Realizando jogos que trabalham aspectos táticos, você poderá ajudar seu filho ou pupilo a pensar de maneira independente e até a corrigir problemas nos golpes (uma limitação técnica sempre leva a uma limitação tática...).

Você pode usar o jogo das profundezas: marque uma área funda na quadra riscando o saibro, com fita crepe ou tampinhas de tubo de bolas colocadas em fila. Você pode jogar um game com revanche com a seguinte regra: a criança deverá colocar três bolas na área de profundidade para começar o ponto, aí, valem as regras de um jogo normal.

FACILITANDO: colocar uma bola na área de profundidade já inicia o ponto.
DIFICULTANDO: diminuir a área de profundidade para mais próxima da linha de fundo.
DICA: variar para "jogo do ponto fraco"; "jogo de balançar o adversário" etc.

13 anos em diante: Se o seu filho já está em fase de especialização, ou seja, escolheu o tênis como esporte favorito depois de experiências em outras atividades, é hora de checar se ele consegue realizar todos os golpes do tênis e suas aplicações táticas. Um golpe pouco praticado até o momento no Brasil é a resposta de saque, taticamente quase tão importante quanto o saque.

Observando os tenistas profissionais em câmera lenta, percebe-se que o forehand sofre pequenas modificações quando é utilizado para responder uma bola disparada por um saque potente: a preparação diminui bastante, e o bom devolvedor entra bastante na quadra, procurando golpear a bola com seu peso indo para frente. Tente fazer o jogo proibido sair pela porta dos fundos: jogue um game com revanche no qual, depois do saque, ninguém pode sair da quadra pela linha do fundo.

FACILITANDO: apenas a resposta de saque deve ser feita de dentro da quadra.
DIFICULTANDO: todas as bolas devem ser rebatidas com o forehand.
DICA: se o seu filho reclamar, dê o telefone do tenisbr@sil.

Você tem mais perguntas? Nós temos muitas respostas e mais perguntas...
O e-mail da Suzana é contato@suzanasilvapromocoes.com.br, fique à vontade

Suzana Silva Promoções/Caminhos divertidos para o bem estar
Nossa bola oficial é Wilson
(11) 3167-7863

contato@suzanasilvapromocoes.com.br
Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis