Instrução | Equipamento
Grandes lançamentos no mercado de raquetes
Por Fabrizio Tivolli
25/02/2014 às 14h02
instrucao/equipamento/nadal_raquete_babolat2014.jpg

Olá amigos apaixonados por tênis! 2014 começou bem agitado para o nosso esporte: estamos em época de vários torneios de primeiro nível em nosso país e as marcas de raquetes, sabendo disso, fizeram vários lançamentos muito bem comentados em todo o mundo. Por isso, trazemos a vocês várias informações em forma de "release" sobre três dos modelos mais procurados e aguardados que selecionamos do mercado de raquetes. Em breve, traremos mais três releases. Espero que sejam úteis para ajudar na escolha de suas próximas raquetes.

Wilson BLX Blade 98 S:

O mais novo membro da "família Blade" de raquetes Wilson para 2014: a novíssima Blade 98S. Primeiramente, vale lembrar que alguns modelos da Blade já passaram pelas mãos de inúmeros profissionais de peso, como Djokovic, Tsonga, Raonic, entre outros, o que consagrou esta raquete como uma das potências mundiais quando o assunto é firmeza e controle. Para complementar a linha, a Wilson acaba de trazer ao Brasil o modelo 98S, que é uma mescla de configurações já conhecidas desta raquete, com a inclusão da "Spin Effect Technology".

Spin Effect Technology: trata-se de um avanço inovador na configuração de algumas das raquetes Wilson, que permite ao jogador produzir significativamente mais spin sem alterar seu swing. As raquetes com essa tecnologia podem adicionar até 200 rpms de rotação em cada batida. Consequentemente, o jogador ganha com esse spin a mais, 2 polegadas a mais na rede, fazendo com que a bola caia mais rápido dando ao jogador 12 polegadas a mais de margem de erro. Outro dado importante desta tecnologia, é que gera 3.3x mais movimento das cordas, resultando em um retorno de batida até 69% mais rápido (gerando spin e ótima potência) do que uma raquete tradicional (com as mesmas configurações).

No caso específico da Blade 98S, o padrão de cordas inovador é 18 (verticais/mains) x 16 (horizontais/crosses), em um peso de 310 gramas (aproximadamente, com corda) ou 294 gramas (sem corda); perfil de aro fino (que garante maior firmeza e controle de bola) e balanço equilibrado (33,0 cm). Esta certamente será uma das raquetes mais comentadas em 2014, ela é ideal para tenista de swing longo que não queira uma raquete muito pesada.

Yonex Ezone AI 98

Um dos modelos mais aguardados de 2014 da excelente marca japonesa (que está em alta atualmente no Brasil), a Ezone AI 98. Trata-se da evolução da antiga Ezone 98 (preta), uma raquete de ótima firmeza, um pouco mais de peso (longe de ser exageradamente pesada) fabricada no Japão e contando com as principais tecnologias da marca, como o sistema consagrado e conhecido da cabeça "isométrica" (formato quase retangular denominado "New isometric"), que garante uma área doce de batida maior ao tenista, combinado com uma nova configuração e formato de aro, que oferece 7% a mais de sweet spot do que sua antecessora.

Além disso, ela não vibra praticamente nada, graças às novas tecnologias "Shockless Grommets", que ficam no coração da raquete e agem como um antivibrador, e o "Quake shut gel", que fica dentro do grip e minimiza as poucas vibrações que ainda vieram do aro.

Estas tecnologias, combinadas com a estrutura da raquete, possibilitam ao tenista uma sensação muito mais "viva" de batida, com ótima sensibilidade. Ideal para jogadores de swing longo que procuram firmeza e controle, mas com conforto. Peso: 310 gramas (sem corda); cabeça 98 Sq. In. Balanço: 31,0 cm (levemente voltado para o cabo); número de cordas: 16 x 19. É o modelo de Ana Ivanovic.

Babolat Pure Strike

Fazia algum tempo que a marca francesa usada por Rafael Nadal, Jo Wilfred Tsonga, entre tantos outros, vinha buscando uma raquete de firmeza e controle. Desta vez, o fizeram com estilo! A família Pure Strike e Pure Control, vieram preencher a lacuna que a Babolat tinha quanto a esse tipo de raquete.

Falaremos hoje sobre o modelo mais comentado e procurado: a Pure Strike. Com 98 Sq. in. de cabeça, 305 gramas (sem corda), 16x19 de número de cordas, esta raquete foi desenvolvida para jogadores de fundo de quadra agressivos, ou seja, preferem atacar o oponente pegando a bola na subida e usando a força do golpe do adversário, precisando assim de muita sensibilidade, firmeza e controle.

Pensando nisso, a Babolat, após meses de pesquisas e testes, combinou a estrutura e configurações dessa raquete, com diversas tecnologias inovadoras, como: "Stabilizer technology" e "Evo beam": consistem em um aro de diferentes medias ao longo da cabeça, feito de estrutura híbrida (quadrado e elíptico) e fibras de carbono que reduzem a torsão, melhorando a estabilidade e oferecendo maior precisão ao golpe. Na área do conforto, temos as tecnologias "X-sider", que é uma extensão da cabeça dentro do aro, que aumenta em até 10% a área doce de batida combinada com o "Response Woofer", que fica na parte externa da cabeça e age em conjunto com o X sider, possibilitando que o jogador possa usar mais do aro da raquete com ótima potência e resposta nos golpes (uma espécie de elástico e fica bem evidente na batida com a bola). O modelo Pure Strike 305 gramas é o mais comercial e versátil da linha, é a grande aposta da Babolat.

Espero que estas informações tenham sido úteis para você que está buscando uma nova raquete. Devo dizer que este é um momento bem conveniente para isso, pois nos vários anos que estou no tênis, nunca vi o mercado tão preparado, com tantos modelos e tantas ótimas tecnologias de raquetes e cordas, bem alinhado com os mercados do resto do mundo. Em caso de dúvida, não hesitem em enviar uma mensagem no e-mail abaixo e para os que quiserem conhecer melhor estes e outros lançamentos de 2014, basta acessar o site: www.raquetemania.com.br

Grande abraço e ótimos winners a todos!

Um dos mais renomados especialistas em equipamentos para tênis do Brasil, com quase duas décadas de experiência. Encordoador oficial do Australian Open 2017; encordoador oficial do Brasil Open em 3 oportunidades além de outros torneios ATP nível Challenger. Certificado pelo francês Lucién Nogues durante a convenção Babolat Brasil. Esteve presente em Roland Garros 2017, convidado para acompanhar a sala de encordoamento do torneio e últimas tendências do circuíto. Autor de dezenas de matérias sobre equipamentos de tênis nos maiores veículos de comunicação do esporte. Proprietário e responsável pela área de tênis no grupo Tivolli Sports/Raquetemania, em Alphaville -SP.

fabrizio@raquetemania.com.br
Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis