Instrução | Melhore seu jogo
Exercícios para aumentar a força dos seus golpes
Por Gabe Jaramillo
27/04/2015 às 14h08

Estes são comprovadamente os melhores exercícios para melhorar a fase de preparação do golpe para gerar velocidade e força. Drills são mais do que apenas exercícios. Ao fazê-los corretamente, a melhora é enorme e através das repetições corretas esta habilidade vai durar para sempre. Treine o mesmo movimento, aumentando o volume gradualmente, para criar memória muscular.

Fazer estes exercícios 15 minutos por dia vai ajudar o jogador a obter a preparação de golpe, técnicas e princípios fundamentais que os profissionais e juvenis top usam para criar golpes potentes sem o risco de contusões. A preparação do golpe é a base para gerar força. A preparação adequada permitirá ao jogador produzir aceleração máxima. O tênis atual é baseado no momento angular e explosão do golpe, a preparação de golpe adequada é essencial para gerar rápidas rajadas de esforço máximo. Estes exercícios específicos vão lhe dar a base da preparação do golpe e você irá aprender tudo o que precisa para saber desde os fundamentos atléticos até a acumulação e liberação da energia elástica para executar um potente golpe, permitindo ao jogador competir no tênis atual que exige mais de força.

Vamos mostrar uma variedade de exercícios para treinar a técnica adequada de preparação golpe, direita e esquerda com diferentes posturas, usando uma bola medicinal leve.



VANTAGENS DOS EXERCÍCIOS DE PREPARAÇÃO

A preparação do golpe é a base para gerar força e velocidade, os jogadores melhoram dramaticamente a velocidade da raquete e da bola concentrando na fase de preparação dos golpes.

Bom fundamento atlético é a base para a força de explosão.

Uma sólida base aumenta a taxa de produção de força

Preparação de golpe apropriada permitirá ao jogador criar máxima aceleração



O tênis moderno envolve movimentos mais rápidos e alta produção de força, os golpes de fundo requerem explosão de força, a força do movimento e a velocidade da raquete começam no piso. Quanto melhor o jogador, maior explosão em fase inicial do seu movimento.



Base larga para abaixar o centro de gravidade

Preparação com a perna de fora

A rotação da parte superior do tronco é de aproximadamente 110 graus da posição de prontidão

Girando o ombro oposto e mantendo o braço que não vai golpear mais longamente na raquete, o jogador vai estocar mais energia e estabilizar o equilíbrio.



EXERCÍCIOS

A ênfase destes exercícios de preparação do golpe será colocada no próprio movimento, começando de uma posição quase estacionária, criando o acúmulo da energia elástica e a resistência adequada para poder descarregar completamente a força explosiva. Estes exercícios são feitos lentamente, concentrando-se na forma perfeita. Sugiro usar uma bola leve. Os jogadores devem trabalhar na preparação e execução de forma progressiva.



Preparação 1

Objetivos:

Começar a preparação de golpe adequada (posturas neutras), com uma base larga para obter o máximo de aceleração

Execução:

Lançar a medicine ball e lançar bolas de tênis

O jogador começa do centro da linha de base

O técnico fica de pé a pouca distância na frente do jogador

Primeiro, o técnico lança baixo a “medicine ball” para o lado do forehand, o jogador recebe a bola, avança, prepara o golpe e devolve a bola ao treinador.

A sequência apropriada deste exercício é de 10 repetições com a medicine ball, seguida imediatamente de 10 repetições com a bola e a raquete.

A segunda parte do exercício é a mesma, mas no backhand, e a terceira parte, no forehand, logo seguido do backhand. Primeiro com a medicine ball e depois com a bola e a raquete.




Exercício 2

Objetivos:

Maximizar o momento angular mantendo forte base atlética


Execução:

Lançar a medicine ball, lançar bolas de tênis

O jogador inicia no centro da linha de base

O treinador de pé a pouca distância do jogador

Primeiro, o técnico lança baixo a medicine ball no forehand do jogador, o jogador recebe no mesmo momento em que prepara o golpe, prepara o golpe com o lado de fora da perna, depois que o movimento cria a resistência, o jogador solta o golpe, mandando a bola ao treinador.

Fazer 10 repetições com a medicine ball, seguidas de 10 repetições com a bola e a raquete.

A segunda parte é igual, só que no backhand, e a terceira, sequência de exercícios uma no forehand e outra no backhand. Primeiro com a medicine ball e depois com bola e raquete.




Exercício 3

Objetivos:

Gerar força e velocidade na cabeça da raquete a partir de uma posição 'muggle-step' (passo dado para recuperar posição após deslocamento lateral, principalmente na quadra dura)

Execução:

Lançar a medicine ball e lançar bolas de tênis

O jogador inicia no centro da linha de base

O técnico fica perto do jogador

Primeiro, o técnico lança a bola medicinal no forehand do jogador, que recebe enquanto se move lateralmente. O peso do corpo empurra o corpo para fora, o jogador prepara o golpe enquanto recebe a bola e, então o pé sai do chão ao desferir o golpe, pousando com uma grande e aberta base. Isto permitirá a ele golpear e recuperar mais eficientemente.

A sequência apropriada deste exercício é de 10 repetições com a medicine ball, seguida imediatamente de 10 repetições com a bola e raquete. A segunda parte é a mesma, só que no lado do backhand e a terceira, é uma no forehand e uma no backhand. Primeiro com a medicine ball e depois com a bola e a raquete.

A segunda parte do exercício é a mesma, no lado do backhand, e a terceira, uma vez no forehand, seguida por uma no backhand. Primeiro com a medicine ball e depois com a bola e a raquete.

Gabe Jaramillo treinou 8 jogadores que chegaram ao número 1 e 26 que figuraram no top 10, como Agassi, Courier, Sampras, Seles, Sharapova, Nishikori, Haas, Lisicki e André Sá, indo a todos os Grand Slam. Trabalhou com Nick Bolletieri de 1985 a 2009. Atualmente é diretor do Club Med Academies, na Flórida. Desenvolveu o Método de Treinamento Periodizado.
www.gabejaramillo.com

info@gabejaramillo.com
Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis